Jogos das semis acontecem nesta quinta-feira (26)
O Brasil segue vivo na briga por duas medalhas no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta quarta (25), Duda/Ana Patrícia venceram a dupla peruana por 2 sets a 0 (21-12/21-9) e André/George superaram os argentinos em um apertado placar de 2 sets a 1 (21-17/15-21/17-15). Com isso, as duas duplas avançam à fase semifinal do Pan e estão a um jogo da medalha.
✅ CLASSIFICADOS! A dupla do Brasil André/George está classificada para a semifinal do Pan-Americano 2023 🇧🇷 pic.twitter.com/aNPQw5fXQO
— Portal Vôlei Brasil 🏐🇧🇷 (@portal_volei) October 25, 2023
Os jogos do vôlei de praia.
Na chave feminina, a sergipana Duda Lisboa e a mineira Ana Patrícia foram rápidas para abrir vantagem contra as peruanas Claudia Ganoa e Lisbeth Allcca. Sem maiores dificuldades, as brasileiras abriram 8-1 e conseguiram controlar a vantagem para fechar o 1º set em 21-12. O set final foi ainda mais tranquilo, com domínio de ponta a ponta, o Brasil fechou em 21-9 para cravar a vaga na semifinal.
A disputa masculina foi mais apertada. O capixaba André Stein e o paraibano George Wanderley enfrentaram os irmãos argentinos Nicolas e Tomás Capogrosso e controlaram o 1º set para fechar em 21-17. Mas os argentinos voltaram com todo o gás para o 2º set, abriram 14-8 e fecharam sem dificuldades, em 21-15. O tie-break foi completamente equilibrado, com igualdade até o 15-15, e terminou em vitória brasileira por 17-15.
O destaque ficou para o fair play de André Stein já na reta final do jogo. Quando o jogo estava em 14-14, o árbitro errou e deu um ponto para o Brasil em uma bola que tinha desviado no capixaba. Os argentinos reclamaram bastante e o brasileiro avisou ao árbitro do erro, para reverter o placar. Então, Os irmãos Capogrosso tiveram o match point em 15-14, mas o Brasil engatou três pontos seguidos para garantir a vaga.
Vôlei de praia no Pan-Americano
O Brasil pôde levar apenas uma dupla de cada gênero para o Pan-Americano e está representado justamente por suas duplas melhores rankeadas. No feminino, as vice-campeãs mundiais Duda e Ana Patrícia lideram o ranking mundial do vôlei de praia, enquanto André e George ocupam a 5ª colocação do ranking masculino.
Na história do vôlei de praia no Pan, nenhum país tem tantas medalhas quanto o Brasil. São cinco ouros, três pratas e quatro bronzes para os jogadores do país. Mas já existe um jejum. Os brasileiros garantiram os dois ouros no Rio, em 2007, e em Guadalajara, em 2011, mas tem apenas uma prata e dois bronzes desde então.
Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje