Outros esportes

Tênis: Com Bia Haddad x Iga Świątek, Brasil é confirmado na 2ª edição da United Cup

Torneio por seleções começa no dia 29 de dezembro O time brasileiro estará representado na United Cup pela 2ª vez. O […]

Divulgação/Roland Garros

Torneio por seleções começa no dia 29 de dezembro

O time brasileiro estará representado na United Cup pela 2ª vez. O torneio por seleções mistas chega à 2ª edição e acontece em dezembro, na Austrália. O Brasil terá Bia Haddad Maia, Thiago Wild, Marcelo Melo e os irmãos Felipe e Carol Meligeni na equipe, que enfrenta Espanha e Polônia – com reedição da semifinal de Roland Garros.

O Brasil na United Cup 2023

A participação brasileira e as chaves do torneio foram confirmado nesta terça-feira (21). Restavam apenas duas vagas em aberto, que ficaram para o Brasil (classificado pelo ranking de Bia Haddad) e para o Chile (pelo ranking de Nicolás Jarry). O país ficará no duro grupo A, com Espanha e Polônia.

Além da chave brasileira, o torneio também terá Grécia, Canadá e Chile (B), EUA, Grã-Bretanha e Austrália (C), França, Itália e Alemanha (D), República Tcheca, China e Sérvia (E) e Croácia, Países Baixos e Noruega (F). Os jogos dos grupos A, C e E acontecem em Perth, enquanto Sidney sedia as demais chaves.

Os líderes e de cada grupo e o melhor 2º colocado de cada sede avançam às quartas de final. Para buscar isso, o Brasil enfrenta a Espanha no dia 29 de dezembro, a partir das 23h. A ordem dos confrontos terá: Haddad Maia x Sorribes Tormo, Wild x Fokina, Melo/Haddad Maia x Hernandez/Sorribes Tormo.

Depois, as disputas do dia 30 já começam às 4h e o Brasil terá o confronto mais duro da jornada. Logo na abertura do embate com a Polônia, Bia Haddad Maia enfrenta a líder do ranking, Iga Świątek, reeditando a semi de Roland Garros. Depois, o confronto segue com Wild enfrenta o 9º melhor tenista do mundo, Hubert Hurkacz. Por fim, nas duplas, teremos Melo/Haddad Maia x Hurkacz/Swiatek.

Beatriz Haddad comemorou a classificação e a oportunidade de retornar ao torneio. “Estou feliz de poder participar da United Cup mais uma vez. É uma competição especial e será um prazer jogar em Perth de novo depois de alguns anos. Estou animada e motivada para jogar e aprender com o time brasileiro durante a semana”.

Grupos da United Cup 2023
Divulgação/United Cup

A United Cup

Esta é a 2ª edição da United Cup. O torneio é disputado por equipes nacionais, assim como acontece na Copa Davis (masculina) e na BJK Cup (feminina), mas envolvendo tenistas do dois gêneros. A classificação para a United Cup também acontece de uma forma diferente desses torneios, sem fases preliminares, contando apenas o desempenho dos melhores tenistas no ranking.

Assim, a vaga brasileira para o torneio passou diretamente pelo bom desempenho de Bia Haddad Maia no ranking da WTA. A paulista terminou a temporada 2023 na 11ª colocação. O torneio vale até 500 pontos para os tenistas em ambos os rankings, além de ser uma das raras oportunidades para que os tenistas representem o seu país.

Na edição inaugural do torneio, disputada na virada de 2022 para 2023, o Brasil participou da disputa com alguns nomes que voltarão à Austrália neste ano: Bia, Felipe e Carol. O país perdeu para a Itália (3-2) e venceu a Noruega (4-1). Assim, ficou em 2º no grupo E e acabou eliminado ainda na 1ª fase. O título ficou para os EUA, que venceram a Itália (4-0) na decisão.

Time dos Estados Unidos com troféu da United Cup 2022
EUA venceram a 1ª edição da United Cup – Divulgação/United Cup

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’