Outros esportes

Pan-Americano: Com mais cinco vitórias, Brasil segue com 100% de aproveitamento no tênis

Chaves de simples vão para as quartas de final, enquanto duplistas já jogarão as semis O início da campanha brasileira […]

Carol Meligeni em jogo de tênis no Pan-Americano Santiago 2023

Dante Fernandez/Santiago 2023 vía Photosport

Chaves de simples vão para as quartas de final, enquanto duplistas já jogarão as semis

O início da campanha brasileira no tênis dos Jogos Pan-Americanos segue com 100% de aproveitamento após as 11 primeiras partidas. Nesta quinta-feira (26), foram cinco jogos com brasileiros no saibro de Santiago e cinco vitórias, duas nas oitavas de final das chaves de simples e outras três nas estreias das duplas, direto na fase de quartas de final. Todos os quatro tenistas brasileiros que entraram em quadra hoje fizeram dois jogos.

Os jogos do tênis

Depois de estrear com vitória sobre o dominicano Roberto Cid, Gustavo Heidi teve mais facilidade no jogo das oitavas, contra o canadense Justin Boulais. Com um bom aproveitamento de 1º serviço e quatro quebras a favor (contra apenas uma do canadense), o brasileiro fechou o jogo em 6-3/6-3.

Na chave feminina, Laura Pigossi estreou aplicando uma bicicleta, mas sofreu muito frente à jovem peruana Lucciana Perez, nas oitavas de final. A brasileira sofreu três quebras no 1º set e perdeu por 6-2 e o 2º já parecia perdido, mas ela buscou três quebras de saque e fechou em 7-5. Assim, a disputa foi para o 3º set e a brasileira conseguiu vencer por 6-2 em um jogo de quase 3h.

A estreia do Brasil nas duplas também foi com Pigossi em quadra, repetindo a dupla com Luisa Stefani, que rendeu uma medalha de bronze olímpica em Tóquio. Nas quartas de final, elas enfrentaram as equatorianas Reasco e Romero e tiveram dificuldades para encaixar o 1º serviço, mas aproveitaram bem os erros das adversárias e fecharam o jogo em 6-2/6-3.

Já pela noite, a dupla masculina do Brasil fez sua estreia, com Heidi e Marcelo Demoliner enfrentando os jamaicanos Bicknell e Phillips, nas quartas de final, e vencendo com tranquilidade. Conseguindo um bom aproveitamento nas bolas de 1º e 2º serviço e até nos saques adversários, os brasileiros não tiveram dificuldades para fechar em 6-2/6-3.

Por fim, o jogo das duplas mistas foi apertado, mas também fechou com vitória brasileira. Stefani e Demoliner enfrentaram os canadenses Marino e Boulais e o jogo já começou com um set de cinco quebras – melhor para os brasileiros, que fecharam em 6-4. No 2º, a 2º serviço dos canadenses fez a diferença e o Brasil perdeu por 6-3. Então, a vaga nas semis foi para um apertado tie-break vencido pelos brasileiros por 10-7.

Tenista brasileira Luisa Stefani, no Abu Dhabi Open
Luísa Stefani é destaque brasileiro nas duplas e quer pódio no Pan-Americano – Divulgação/Mubadala Abu Dhabi Open

O tênis nos Jogos Pan-Americanos

O Brasil levou equipe cheia para Santiago no tênis, com dois tenistas no simples e uma dupla em cada gênero, além de uma dupla mista. Nas chaves individuais, Thiago Monteiro, Gustavo Heidi, Laura Pigossi e Carol Meligeni venceram as duas primeiras partidas e fazem as quartas de final nesta sexta. As duplas, que estrearam nesta quinta, já vão para as semifinais.

O tênis brasileiro tem um grande retrospecto nos Jogos Pan-Americanos. Grandes nomes como Maria Esther Bueno, Thomas Koch, Fernando Meligeni e Teliana Pereira já garantiram medalhas para o Brasil, que tem 15 ouros, oito pratas e 14 bronzes, somando 37 medalhas.

Thiago Monteiro em jogo de tênis no Pan-Americano Santiago 2023
Cabeça de chave #4, Thiago Monteiro venceu os dois primeiros jogos em Santiago – Dante Fernandez/Santiago 2023 vía Photosport

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’