Brasileira terminou perto de retorno ao top-10 da WTA
Mais uma vez, a brasileira Bia Haddad Maia viveu uma grande temporada no circuito da WTA. Bia conquistou dois títulos na última semana do circuito e ganhou posições para encerrar 2023 como a 11ª melhor tenista do ano. A confirmação veio nesta terça-feira (7), com a atualização desta semana.
Bia Haddad a caminho do top-10
Nesta temporada, a brasileira teve suas melhores participações em torneios de Grand Slam. Os quatro grandes torneios eram os calos da sua carreira, com dificuldades para chegar além da fase 32 avos de final – etapa na qual foi eliminada no US Open deste ano. Mas ela chegou às oitavas de Wimbledon e à semifinal de Roland Garros.
Além disso, ela conquistou o principal título de sua carreira justamente no fim da temporada no circuito. Foi o WTA Elite Trophy, torneio disputado entre as 12 melhores tenistas fora do top-8. Em um grande desempenho no saibro chinês, Bia Haddad venceu a disputa tanto em simples, quanto em duplas – ao lado da russa Veronika Kudermetova, sem contar pontos para o circuito na disputa por duplas.
Com isso, ela somou 700 pontos no ranking de simples e subiu a da 19ª para a 11ª colocação. Existia a expectativa de uma entrada no top-10, possibilidade confirmada pela própria WTA, após a tcheca Barbora Krejcikova não entrar no WTA Finals, mas a atualização do ranking confirmou que Bia Haddad não retornou ao top-10.
O melhor ranking da carreira da sua veio nesta temporada, com um 10º lugar, mas este é o melhor encerramento de temporada de sua vida. Além disso, ela ocupa a 24ª posição no ranking de duplas, sendo a 2ª melhor brasileira da lista, atrás de Luisa Stefani. As duas, inclusive, estarão junto a Laura Pigossi, Ingrid Martins e Carol Meligeni, representando o Brasil na BJK Cup, em Brasília, nesta semana. O torneio não faz parte do circuito e não conta pontos para o ranking.
Ranking da WTA atualizado com 🇧🇷BIA HADDAD na 11ª posição!
(WTA nos enganou, errando na interpretação de suas próprias regras, dizendo que Bia seria #10, mas ainda sim é uma excelente posição!) pic.twitter.com/1EOz62FSfL
— Tênis Para Além do Óbvio 🎾 (Alemzão) (@AlemTenis) November 7, 2023
Bia Haddad e o topo do ranking da WTA
- Iga Świątek (POL) – 9295
- Aryna Sabalenka (BLR) – 9050
- Coco Gauff (EUA) – 6580
- Elena Rybakina (CAZ) – 6365
- Jessica Pegula (EUA) – 5975
- Ons Jabeur (TUN) – 4195
- Markéta Vondroušová (TCH) – 4145
- Karolína Muchová (TCH) – 3651
- Maria Sakkari (GRE) – 3620
- Barbora Krejčíková (TCH) – 2880
- Bia Haddad Maia (BRA) – 2855
- Madison Keys (EUA) – 2816
- Jeļena Ostapenko (LET) – 2720
- Petra Kvitová (TCH) – 2660
- Qinwen Zheng (CHN) – 2660
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje