Outros esportes

Sets mais longos da história do vôlei: veja a lista dos jogos com maiores pontuações por etapas

Saiba mais sobre os sets mais longos da história do vôlei Sets mais longos da história do vôlei: ao contrário […]

Minas x Suzano teve um dos sets mais longos da história do vôlei e o maior da Superliga

Orlando Bento/MTC

Saiba mais sobre os sets mais longos da história do vôlei

Sets mais longos da história do vôlei: ao contrário do que geralmente acontece nos esportes coletivos, uma partida de vôlei não tem um tempo pré-determinado. Como é disputada em sets, o tempo varia muito. Principalmente quando alguns sets são tão longos que entram para a história.

Neste texto, vamos descobrir quais foram os sets mais longos já vistos em partidas de vôlei disputadas no Brasil e no mundo. Em alguns casos, as pontuações assustam por serem bem mais altas do que normalmente se vê.

Regra do vôlei permite que sets sejam bem longos

Antes de lembrar os sets que entraram para a história do vôlei de tão demorados que foram, é preciso entender porque isso pode acontecer. A explicação está na regra: vence o set o time que fizer 25 pontos, desde que consiga uma diferença de dois pontos.

Pronto, aí está o problema. Se a partida empatar em 24 a 24, o set não termina mais em 25, porque a equipe não atingiria a diferença mínima de dois pontos. Então o jogo vai a 26. Mas se o duelo ficar 25 a 25, aí uma das duas equipes precisa fazer 27 pontos.

Normalmente, os sets que não terminam com 25 pontos não costumam passar dos 30 pontos. Mas em jogos equilibrados, a regra da diferença mínima de dois pontos pode estender bastante os sets, principalmente nas partidas mais equilibradas.

Duas partidas já tiveram set com mais de 100 pontos

Os dois sets mais longos da história do vôlei que se tem notícia aconteceram em jogos do masculino. E nos dois casos, os sets tiveram, cada um, mais de 100 pontos. Para se ter uma ideia, se o set de um jogo qualquer terminar quando uma equipe fizer 25 pontos, significa que ele teve no máximo 48 pontos.

O set mais demorado da história do vôlei oficialmente aconteceu em 2013, na Coreia do Sul. O Korean Air Jumbos venceu o Run & Cash por incríveis 56 a 54. Outro registro semelhante aconteceu em 2002, na Itália. O Cuneo bateu o Treviso por 54 a 52.

Os registros constam no site Web Vôlei. Mas o próprio site reconhece que algumas partidas oficiais podem não constar nas estatísticas. Ou seja, é possível que tenha havido em algum momento outros sets mais longos da história do vôlei ou ainda mais demorados.

Superliga com jogo com sets mais longos da história do vôlei

Sets mais longos da história do vôlei: uma partida válida pela Superliga masculina deste ano pode ter tido o maior set já disputado no Brasil. O jogo entre Minas e Suzano, disputado em Belo Horizonte, teve um set vencido pelos paulistas por 46 a 44. É a maior pontuação da história da Superliga.

Curiosamente, tanto esforço não adiantou para o Suzano. O set histórico foi o único vencido pelo time paulista nesta partida. No fim do jogo, o placar apontou vitória do Minas por 3 sets a 1 (25/17, 25/23, 44/46 e 25/16).

Outra curiosidade é que a soma dos dois primeiros sets foi de 90 pontos. Exatamente igual à soma de pontos do terceiro set, que entrou para a história da Superliga masculina entre os sets mais longos da história do vôlei.

Fim da vantagem acelerou os sets dos jogos de vôlei

Ginásio Mineirinho, em jogo de Vôlei do Sada Cruzeiro na Superliga
Agência i7/Sada Cruzeiro

Não existem registros de todas as partidas de vôlei disputadas. Mas dificilmente aconteceu algum set com mais pontos antes de 1998. Aquele ano foi um marco na história do esporte por uma importante mudança na regra: o fim da vantagem.

Até 1998, a equipe que ia receber o saque tinha que fazer dois pontos para valer um. Quando esse time colocava a bola na quadra adversária pela primeira vez, ele passava a ter a vantagem de sacar para o ponto.

Com essa dinâmica, dificilmente os sets tinham pontuações muito grandes. Após o fim da vantagem, os jogos passaram a ser mais dinâmicos, pois qualquer bola ao chão passou a ser ponto.

 

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

 

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

2

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

4

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

5

Outros esportes

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025