Outros esportes

São Paulo anuncia candidatura para receber Pan-Americano de 2031

Cidade sediou o Pan em 1963 Os Jogos Pan-Americanos de 2023 nem começaram oficialmente, mas os olhos do Brasil já […]

Logo do Panam Sports nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Rafael Bello/COB

Cidade sediou o Pan em 1963

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 nem começaram oficialmente, mas os olhos do Brasil já estão voltados para 2031. Nesta quinta-feira (19), véspera da abertura dos jogos em Santiago do Chile, a Prefeitura de São Paulo vai oficializar a candidatura da capital paulista a sediar a edição 2031 do Pan, que aconteceu na cidade 60 anos atrás.

São Paulo 2031?

A candidatura paulistana será apresentada pelo secretário municipal de Esportes, Cacá Viana. Ele entregará uma carta de intenção a Neven Ilic, presidente da PanAm Sports, entidade que organiza o Pan-Americano. O encontro acontece em Santiago, cidade que recebe o Pan e terá ativações do COB e de São Paulo.

No complexo esportivo, o Comitê Olímpico Brasileiro instalou a Casa Brasil, uma estrutura para promover o movimento olímpico e a cultura brasileira na cidade chilena. Lá, será instalado o Espaço Cidade de São Paulo, anunciado nesta quarta (18), pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Na reunião com Neven Ilic, Cacá Viana também deverá receber ter acesso à infraestrutura e aos encargos necessários para a realização dos Jogos Pan-Americanos. Hoje, a cidade de São Paulo é vista com infraestrutura e rede hoteleira capacitada e testada, já que recebeu partidas de futebol na Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, além de estar no hall de candidatas da Copa do Mundo Feminina de 2027.

São Paulo é a primeira cidade oficializada na briga para sediar a edição 2021 dos Jogos Pan-Americanos, mas já há outras cidades especuladas, como Rio de Janeiro (Brasil), Winnipeg (Canadá), Rosário, Buenos Aires (Argentina), Santa Ana (El Salvador) e Miami (Estados Unidos).

Delegação brasileira posa em frente à bandeira brasileira no Pan-Americano de Santiago 2023
Wender Roberto/COB

Pan-Americano no Brasil

Os Jogos Pan-Americanos já aconteceram no Brasil em duas oportunidades. A primeira foi na própria cidade de São Paulo, em 1963, na 4ª edição do torneio continental. Aquela disputa contou com algumas estruturas que ainda existem, como os estádio  Pacaembu, Parque São Jorge e Nicolau Alayon, o estádio de beisebol Mie Nishi, os ginásio do Ibirapuera e Palestra Itália e as estruturas do Esporte Clube Pinheiros.

Alguns desses, como o Pacaembu, o Mie Nishi e o Ibirapuera poderiam facilmente ser incluídos no planejamento, caso a cidade seja confirmada como sede em 2031. Além disso, estruturas mais modernas, como as arenas multiuso de Palmeiras e Corinthians também poderiam ser incluídas.

Depois de 44 anos, o Pan voltou ao Brasil em 2007 no Rio de Janeiro, no primeiro dos grandes eventos recebidos pelo país em uma sequência que terminou nos Jogos Olímpicos da 2016, também na capital carioca. Depois, o Pan passou por Guadalajara (México), Toronto (Canadá), Lima (Peru) e, agora, Santiago (Chile).

A próxima edição, em 2027, será em Barraquilla (Colômbia). Assim, caso São Paulo seja confirmada como sede do Pan-Americano seguinte, será a 4ª edição consecutiva do torneio sendo realizada na América do Sul, em um jejum de 28 anos fora da América Central (Santo Domingo 2003) e 16 da América do Norte (Toronto 2015).

Pira dos Jogos Pan-Americanos São Paulo 1963
Reprodução

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer