Outros esportes

Sada Cruzeiro x Minas: conheça uma das maiores rivalidades do voleibol masculino nacional

Saiba mais sobre a rivalidade no vôlei Sada Cruzeiro x Minas Sada Cruzeiro x Minas: não só no futebol estão […]

Sada Cruzeiro x Minas

Divulgação/Sada; Divulgação/MTC

Saiba mais sobre a rivalidade no vôlei Sada Cruzeiro x Minas

Sada Cruzeiro x Minas: não só no futebol estão as grandes rivalidades no país. Embora em menor número, existem duelos em outros esportes que chamam atenção. Um deles está no voleibol masculino e é protagonizado por dois gigantes: o Sada Cruzeiro e o Minas.

Historicamente, a Superliga Masculina de Voleibol Masculino sempre foi uma competição forte e extremamente equilibrada. Tanto que 19 clubes já levantaram a taça. Mas nos últimos anos o confronto Sada Cruzeiro x Minas passou a ser tratado como um grande clássico do esporte.

Os dois maiores campeões da Superliga Masculina

A rivalidade cada vez maior entre Sada Cruzeiro x Minas pode ser explicada por uma luta travada entre os dois clubes pela supremacia da Superliga Masculina. Os dois times são os maiores campeões da principal competição do esporte no país. 

O Minas tem uma história vitoriosa mais antiga. Tanto que o clube foi tricampeão nos anos 2000. Entretanto, a década seguinte marcou o início de uma imposição do Sada Cruzeiro.

Nas últimas dez edições da Superliga, o Sada Cruzeiro foi campeão 7 vezes. Nesse período, o Minas não levantou a taça nenhuma vez. Para piorar, o Sada Cruzeiro é o atual bicampeão, tendo ganhado os dois títulos em cima do Minas.  

O resultado não poderia ser outro: O Sada Cruzeiro tomou do adversário o posto de maior campeão do Brasil. Atualmente, o Sada Cruzeiro tem 8 títulos. O Minas tem um título a menos. 

Tira-teima na Superliga teve 3 a 0 para o Sada Cruzeiro

Antes da decisão da Superliga Masculina da temporada 2022/2023, ocorrida no último fim de semana, a disputa pelo rótulo de maior campeão nacional estava empatada. Sada Cruzeiro x Minas tinham, cada um, 7 títulos.

Curiosamente, antes da decisão os dois times haviam se enfrentado duas vezes, na fase regular. E o Minas havia vencido os dois jogos.

Mas na decisão o Sada Cruzeiro foi absolutamente dominante. O Sada Cruzeiro venceu por 3 sets a 0 (25/18, 25/19 e 25/20).

Duelo só teve uma grande final na história

Apesar da grande rivalidade  Sada Cruzeiro x Minas na Superliga Masculina, a edição 2022/2023 foi a primeira decidida pelos dois grandes adversários. Um dado curioso que não traduz o tamanho do confronto.

O Sada Cruzeiro decidiu a Superliga 10 vezes e foi campeão em 8 oportunidades. Ou seja, o retrospecto é extremamente favorável. O Minas decidiu a competição 11 vezes e levantou a taça 4 vezes.

Minas Gerais e São Paulo: a disputa estadual por trás da rivalidade local

Muito se fala sobre a rivalidade Sada Cruzeiro x Minas dentro de quadra. Mas ela acaba escondendo outra disputa muito forte no país, sobre qual estado tem a hegemonia do vôlei no país.

Esta é uma disputa exclusiva entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Com um número bem maior de clubes, São Paulo tem 21 títulos da Superliga, vencidos por 9 clubes.

Minas Gerais tem 15 títulos da Superliga masculina. Mas os únicos campeões são justamente Sada Cruzeiro (8 vezes) e Minas (7). 

Nos últimos 10 anos, Minas Gerais ganhou 8 títulos (todos com o Sada Cruzeiro), enquanto São Paulo levantou a taça duas vezes, com o Vôlei Taubaté. O outro título foi conquistado pelo time carioca Associação de Esportes.

 

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

2

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

3

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

4

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer

5

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes