Outros esportes

Regras do tênis de quadra: conheça as principais exigências do esporte

Entenda como funciona o tênis Um dos esportes mais tradicionais e populares do mundo pode parecer difícil de entender. No […]

Quadra de tênis de saibro do torneio de Roland Garros.

Entenda como funciona o tênis

Um dos esportes mais tradicionais e populares do mundo pode parecer difícil de entender. No entanto, aa regras do tênis de quadra são bem definidas e, se você analisar direitinho, verá que não é tão difícil de entender.

Para começar, disputa-se o jogo em uma quadra, dividida na metade por uma rede. Além disso,  a 1ª lição é sobre o objetivo do tenista.  Nesse caso, o jogador deve bater na bola usando uma raquete e a bola deve passar para o outro lado da quadra.

Se a bola tocar 2 vezes no chão, o jogador que lançou a bola consegue 1 ponto. Mas não é a única maneira de conseguir o ponto, já que o jogador pode conseguir rebater a bola, mas fora dos limites da meia quadra. Assim, o adversário consegue pontuar também.

Continue lendo este texto do Jogo Hoje e entenda mais sobre as regras do tênis de quadra.

Federação Francesa de Tênis admite realizar Roland Garros sem torcida |  Metrópoles

Regras do tênis de quadra: como funciona a partida de tênis?

Mas e como é que um tenista ganha um jogo? Então, vamos descobrir agora. A partida de tênis de quadra se divide em sets, games e pontos. Com isso, ganha o tenista que conseguir primeiro 6 games, com pelo menos 2 games de diferença para o adversário.

Além disso, se cada jogador conseguir 6 games, o desempate será com um tie-breack. E para ganhar o jogo, o tenista precisa fazer 7 pontos, com pelo menos 2 pontos de vantagem.

O game é a soma dos pontos. Para conseguir um game, o tenista precisa de pelo menos 4 pontos. No entanto, a contagem não é de 1 a 4, e sim 15, 30, 40 e, finalmente, game. Mas se os dois jogadores ficarem com 40 a 40, aí o primeiro a conquistar 2 pontos seguidos conquista o game.

Saque começa disputa por ponto e pode definir jogo, segundo regras do tênis de quadra

Para ganhar uma partida de tênis de quadra, é fundamental ter um bom saque. O momento em que o tenista bate com a bola em direção à quadra adversária pela 1ª vez é quando começa a disputa pelo ponto.

De acordo com as regras do tênis de quadra, para o saque valer, a bola precisa ultrapassar a rede e cair do lado esquerdo da quadra adversária, em um espaço demarcado que é chamado de área de serviço.

Ailing Rafael Nadal unsure about health ahead of Wimbledon semifinal | The  Japan Times

Vale destacar que o tenista tem 2 chances para sacar. Ainda, se ele errar nas 2 tentativas, perde o ponto. É o que se chama de “falta dupla”.

Cada game tem um sacador diferente. Assim, o 1º saque é feito à direita e o saque seguinte é feito à esquerda. Se no momento do saque, o adversário não conseguir devolver a bola, quem sacou consegue o chamado “ace”.

Grama, saibro e rápida: as três quadras do tênis

Pode se disputar o tênis em 3 tipos de quadra: rápida, saibro e grama. Cada uma delas tem características muito peculiares. Assim, cada um oferece um tipo de jogo bem diferente.

A quadra rápida ou dura possui um piso sintético. O quique da bola é rápido e regular. Tenistas que batem na bola com mais força costumam se dar bem nesse tipo de piso. O Australian Open e o U.S Open, dois dos principais torneios de tênis, acontecem em quadra rápida. 

Tipos de quadras e suas diferenças

O piso de grama tem como principal característica um quique de bola bastante irregular. Ou seja, completamente diferente do quique na quadra rápida. Essa irregularidade dificulta a possibilidade de longas trocas de bola. O torneio de Wimbledon é disputado nesse tipo de piso, um dos mais tradicionais do tênis.

Wimbledon receberá torcedores em 2021 | Torcedores - Notícias Esportivas

O saibro é um tipo de piso feito com terra, argila e pó de tijolo. Aqui, o quique da bola é mais lento e alto. Essa característica torna comum longas trocas de bola entre os tenistas. Consequentemente, o jogo costuma ser mais demorado. O torneio de Roland Garros é disputado no saibro.

Tênis também pode ser jogado por duplas

A disputa no tênis de quadra pode ser individual (entre 2 atletas) ou em duplas (entre 4 atletas). Também chamada de simples, a disputa individual é a mais conhecida e popular. O jogo em duplas tem as mesmas regras, mas as estratégias dos atletas são diferentes.

Na disputa individual, os tenistas costumam ficar no fundo da quadra. Já no jogo em duplas, os tenistas se posicionam bem próximos à rede. Esse posicionamento faz com que seja mais difícil para o adversário pegar o rebote. 

Na disputa em duplas, a quadra é um pouco maior, afinal usa-se a “linha externa”. Dessa forma, o saque é revezado entre os 2 jogadores que formam a dupla: cada um saca em um game diferente.

Por fim, tanto na disputa individual como no jogo em duplas, é fundamental para o tenista ter um bom preparo físico. O tênis é um esporte que exige movimentação constante. O atleta que tiver mais preparo pode crescer na reta final da partida e ganhar uma partida equilibrada.

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

2

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

4

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

5

Outros esportes

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025