Premiação continua nesta quinta (14)
Começaram as celebrações do Prêmio Paralímpicos, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Nesta quarta (13), foram premiados os melhores atletas de 24 modalidades do paradesporto nacional. A solenidade acontece em São Paulo e terá mais 10 troféus entregues nesta quinta (14).
Começou o #PrêmioParalímpicos 2023! 💙
Hoje, vamos conhecer os atletas que brilharam ✨️ em suas respectivas modalidades. São os melhores do ano reunidos aqui, para receber o 🏆 mais esperado do esporte paralímpico.
Assista ao vivo: https://t.co/69CjH2dTpn
#LoteriasCaixa pic.twitter.com/ZYg3zkd1Pl
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) December 13, 2023
O Prêmio Paralímpicos
A eleição para a definição dos vencedores do Prêmio Paralímpicos foi realizada de forma interna no CPB e nas confederações de cada esporte, levando em conta o desempenho dos paratletas nesta ano, tanto em competições nacionais, quanto em internacional, como o Parapan-Americano de Santiago, que terminou com ampla folga brasileira na liderança do quadro de medalhas.
O vice-presidente do CPB e ex-atleta Yohansson Nascimento, comentou sobre o ano e a premiação. “Voltamos dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago com recorde de medalhas, 343 no total, sendo 156 delas de ouro, um número extremamente alto. Tivemos mais medalhas do que a China no Mundial de Atletismo e também bons resultados nos Mundiais de Natação, halterofilismo e nas modalidades coletivas. Hoje é o dia de brindar tudo isso”.
O dia também foi de recorde. Em 12 edições do Prêmio Paralímpicos, só Jovane Guissone foi premiado como o melhor esgrimista do ano. Agora, com 12 troféus, ele supera o ex-nadador Daniel Dias como o maior premiado na história. “Ser um atleta e conquistar o prêmio de melhor do ano é o máximo. A cada ano aprendo mais e nossa modalidade cresce também. Vou continuar me dedicando muito para no ano que vem, que tem Jogos Paralímpicos de Paris, buscar mais uma vez essa premiação”, comemorou o gaúcho.
Outro nome que repetiu uma premiação foi a nadadora pernambucana Carol Santiago, que foi a melhor paratleta do ano em 2022 e viveu mais uma grande temporada. Ela comemorou a conquista. “Foi um ano de Mundial com meu programa mais difícil na vida e resultado muito bom, isso me orgulhou muito. Agora, ganhar esse prêmio só reforça a importância disso e me enche de felicidade. A Seleção está cheia de atletas que também mereciam este troféu, mas fico feliz de ser premiada”.
O Prêmio Paralímpicos continua nesta quinta-feira (14). Serão mais 10 troféus entregues, nas categorias: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino e Atleta da Galera. Essa última tem voto aberto através deste link.
Confira os vencedores
- Atletismo – Jerusa dos Santos (AC)
- Badminton – Rogério Oliveira (SP)
- Basquete em CR – Paola Klokler (SP)
- Bocha – Mateus Oliveira (MG)
- Canoagem – Fernando Rufino (MS)
- Ciclismo – Bianca Garcia (SP)
- Esgrima em CR – Jovane Guissone (RS)
- Esportes de Inverno – Aline Rocha (PR)
- Futebol de Cegos – Ricardo Alves (RS)
- Futebol PC – Jefferson Silva (SP)
- Goalball – Josemarcio Sousa (PA)
- Halterofilismo – Mariana D’Andrea (SP)
- Hipismo – Sérgio Oliva (DF)
- Judô – Wilians Araújo (PB)
- Natação – Carolina Santiago (PE)
- Remo – Diana Barcelos (RJ)
- Rugbi em CR – Gabriel Feitosa (SP)
- Taekwondo – Silvana Fernandes (PB)
- Tênis de Mesa – Bruna Alexandre (SC)
- Tênis em CR – Daniel Rodrigues (MG)
- Tiro com Arco – Jane Karla (GO)
- Tiro Esportivo – Alexandre Galgani (SP)
- Triatlo – Jéssica Ferreira (SP)
- Vôlei Sentado – Janaína Petit (MG)
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje