Outros esportes

França e EUA avançam para sediar Olimpíadas de Inverno em 2030 e 2034

Próxima edição do jogo será na Itália, em 2026 Depois da dobradinha nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e 2028, França […]

Vista dos Alpes Franceses

Getty Images/via Olympics

Próxima edição do jogo será na Itália, em 2026

Depois da dobradinha nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e 2028, FrançaEstados Unidos devem repetir a sequência, mas dessa vez nas Olimpíadas de Inverno. Nesta quarta-feira (29), o Comitê Olímpico Internacional (COI) convidou os comitês olímpicos dos dois países para negociações diretas para sediar as edições 2030 e 2034.

As Olimpíadas de Inverno

As duas candidaturas já tinham sido apresentadas há algum tempo, mas receberam um sinal verde do COI. Assim, o comitê iniciará uma etapa de diálogos mais detalhados com essas possíveis sedes: a região dos Alpes Franceses e a cidade de Salt Lake City.

Isso ainda não confirma que esses países receberão os Jogos, até porque a decisão final só deve vir às vésperas da Olimpíada de Paris, em julho do ano que vem. Mas o estágio atual já representa uma boa indicação a favor dessas candidaturas, que também envolvem, claro, a realização das Paralimpíadas de Inverno.

Suíça e Suécia também tinham plano de sediar uma dessas duas edições, mas o COI acabou adiando o projeto suíço para 2038. Apesar disso, o COI também convidou o comitê suíço para um “diálogo privilegiado”, sobre a possibilidade. O anúncio do próximo ano, porém, será apenas para as edições 2030 e 2034, com a possível confirmação suíça.

Vista panorâmica de Salt Lake, City, Utah, EUA
Salt Lake City já recebeu Olimpíadas de Inverno em 2002 – Getty Images/via Olympics

A experiência olímpica

De acordo com o anúncio do COI, um dos fatores que pesaram a favor dessas candidaturas de França e Estados Unidos está na estrutura que já existe nesses lugares. Na região dos Alpes, já foram três edições olímpicas: em 1924, em Chamonix-Mont-Blanc; 1968, em Grenoble; e 1992, em Albertville.

Salt Lake City, por sua vez, recebeu as disputas em 2002. Até hoje, apenas duas cidades receberam as Olimpíadas de Inverno em mais de uma oportunidade: St. Moritz, na Suíça, em 1928 e 1948; e Lake Placid, nos EUA, em 1932 e 1980. Em 2026, a cidade italiana de Cortina d’Ampezzo se junta à lista. Eles sediaram os Jogos em 1956 e receberão a próxima edição ao lado de Milão.

Aros Olímpicos sobre a neve nas Olimpíadas de Inverno
Última edição das Olimpíadas de Inverno aconteceram em Pequim, em 2022 – Getty Images/via Olympics

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’