Outros esportes

Natação brasileira fecha o dia com um recorde e cinco medalhas no Pan-Americano

Único ouro veio com recorde pan-americano no revezamento O Brasil garantiu cinco pódios no 2º dia da natação nos Jogos […]

Equipe do revezamento 4x100m livre misto da natação comemora ouro no Pan-Americano Santiago 2023

Sátiro Sodré/CBDA

Único ouro veio com recorde pan-americano no revezamento

O Brasil garantiu cinco pódios no 2º dia da natação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nas águas chilenas, apenas um ouro, com o revezamento 4x100m livre misto, que quebrou o recorde da competição e ajudou no quadro de medalhas em um dia com algumas derrotas importantes no Pan.

As medalhas brasileiras na natação

A 1ª medalha da tarde foi de Mafê Costa, que já tinha conquistado a prata nos 400m livre, no sábado. Dessa vez, ela disputou os 200m livre e voltou a bater na trave. O ouro ficou com a canadense Marie-sophie Harvey, que completou em 1:58.08, 0.04 s à frente da brasileira, que liderou quase toda a prova. A estadunidense Camille Spink ficou com o bronze, enquanto a brasileira Stephanie Balduccini chegou em 4º.

Na sequência, mais uma medalha para o Brasil. Nos 200m livre masculino, Murilo Sartori chegou em 3º e garantiu o bronze, atrás do estadunidense Coby Carrozza e do mexicano Jorge Iga. O brasileiro Breno Martins também passou perto da medalha, chegando em 5º, a 0.27s de Sartori.

Bruno Sartori na piscina em prova do Pan-Americano Santiago 2023

O Brasil voltou ao pódio da natação nos 100m borboleta masculino, com Vinicius Lanza, que completou em 52.52s e garantiu a medalha de prata. O ouro foi do estadunidense Lukas Davin Miller, com o também estadunidense Arsenio Bustos no bronze. Victor Barganha começou bem, mas não segurou o ritmo no fim e terminou em 6º.

A 4ª medalha foi inédita. Com Alexia Tavares, o país apareceu pela 1ª vez no pódio da prova dos 200m costas feminino. Ela conseguiu a medalha de bronze, com 2:13.31. As outras medalhas vieram em dobradinha dos Estados Unidos, com Helen Noble e Reilly Tiltman.

No revezamento, veio finalmente o ouro. O 4x100m livre misto contou com grandes parciais de Marcelo Chierighini e Stephanie Balduccini e com bons tempos de Guilherme Caribé e Ana Vieira para chegar em 3:26.78 e quebrar o recorde pan-americano. A prata foi dos Estados Unidos, enquanto o Canadá garantiu a medalha de bronze.

A natação no Pan-Americano

No 1º dia da natação, o Brasil já tinha conseguido quatro medalhas na natação, sendo dois ouros, uma prata e um bronze. Com esse bom desempenho nas piscinas de Santiago 2023, a delegação brasileira conseguiu terminar o 1º dia do Pan-Americano com 13 medalhas, na 3ª colocação do quadro.

Mas o ritmo de pódios caiu no início do domingo, com apenas uma medalha confirmada antes das finais da natação, na prata de Raicca Ventura, no skate park. Mas a natação voltou a acelerar o ritmo, garantindo o primeiro ouro do dia.

^Nadadora Maria Fernanda Costa na piscina do Pan-Americano Santiago 2023
Mafê Costa já tem duas pratas em Santiago – Sátiro Sodré/CBDA

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer