Outros esportes

Mundial de Handebol começa nesta quarta-feira, com Brasil em quadra

Brasileiras enfrentam a Ucrânia na estreia A luta pela glória máxima do handebol vai começar mais uma vez. A partir […]

Abelardo Mendes Jr./Rede do Esporte

Brasileiras enfrentam a Ucrânia na estreia

A luta pela glória máxima do handebol vai começar mais uma vez. A partir desta quarta-feira (29), 32 seleções iniciam a disputa do Campeonato Mundial de Handebol Feminino, que vai ser disputada até o próximo dia 17, na Dinamarca, na Suécia e na Noruega. Campeão em 2013, o Brasil quer voltar a fazer história e começa o torneio logo neste 1º dia, contra a Ucrânia.

O Brasil no Mundial de Handebol

A campanha brasileira no Mundial de Handebol começa às 14h desta quarta. Depois do jogo contra a Ucrânia, as brasileiras enfrentam o Cazaquistão no dia 1º e, depois, jogam contra a Espanha no dia 3. Todos esses jogos da 1ª fase acontecem às 14h, em Frederikshavn, na Dinamarca. Caso fique entre os três primeiros ligares do Grupo G, o Brasil avança à 2ª fase.

Essa etapa vai do dia 6 ao dia 11. Os times classificados nos grupos G e H (Países Baixos, Argentina, Rep. Tcheca e Rp. do Congo) se enfrentam em mais três rodadas, mantendo os resultados conquistados na etapa anterior. Desses seis times, apenas os dois primeiros vão às quartas de final. Foi justamente nesta fase de mata-mata que o Brasil se despediu da última edição do Mundial, em 2021, na Espanha.

O Brasil chega para o torneio pouco tempo após a campanha do título nos Jogos Pan-Americanos, que confirmou a vaga da seleção para a Olimpíada Paris 2024. Aquele foi o 7º ouro consecutivo para as brasileiras, treinadas por Cristiano Rocha, em nova participação invicta no Pan.

No último Mundial de Handebol, o Brasil terminou na 6ª colocação, parando nas quartas de final, após derrota por 30 x 25 para a Dinamarca. Dessa vez, o time larga entre os favoritos da 1ª fase e quer repetir a boa campanha de top-8. Das campeãs em 2013, a única remanescente é a goleira Babi Arenhart, no time que tem destaques do handebol europeu, como Tamires, Gabriela e Bruna de Paula.

Seleção Feminina de Handebol comemora após jogo Mundial de Handebol 2021
Seleção Brasileira parou nas quartas de final do Mundial de Handebol em 2021 – Divulgação/IHF

O Mundial de Handebol

Nesta quarta-feira, serão quatro jogos abrindo as disputas do Mundial de Handebol. Além de Brasil x Ucrânia, Coreia do Sul e Áustria também se enfrentam às 14h. Depois, às 16h30, mais dois jogos simultâneos, com os confrontos entre Espanha e Cazaquistão (no grupo do Brasil) e entre Noruega e Groenlândia, no grupo C.

Outros quatro grupos terão seus primeiros jogos na quinta-feira: B (Montenegro x Camarões e Hungria x Paraguai), D (Eslovênia x Islândia e França x Angola), F (Alemanha x Japão e Polônia x Irã) e o H (Países Baixos x Argentina e República Tcheca x República do Congo.

As últimas estreias acontecem nesta sexta-feira. Croácia x Senegal e Suécia x China abrem as disputas do Grupo A, enquanto a chave E terá Romênia x Chile e Dinamarca x Sérvia. A fase de grupos se estende por três rodadas até o dia 5. De 6 a 11, acontece a 2ª fase de grupos, enquanto o mata-mata se estende até o dia 17 de dezembro, com a grande final.

O torneio chega à 26ª edição, a 1ª realizada entre três países diferentes. Quase todos os títulos ficaram com o handebol europeu, com apenas duas exceções: a Coreia do Sul, em 1995, e o Brasil, em 2013. As atuais campeãs são as norueguesas, que superaram a França em 2021 para chegar ao 4º titulo, igualando a Rússia. União Soviética e Alemanha Oriental têm três títulos, enquanto a França é a única bicampeã.

Seleção Feminina de Handebol comemora título do Mundial de Handebol 2013
Seleção foi campeã mundial de habdeol em 2013 – Cinara Piccolo/Photo&Grafia/Rede do Esporte

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’