Outros esportes

“Eu precisava ganhar no Nordeste”: Campeão perto de casa, cearense Lucas Rabelo comemora título no STU Recife

Lucas venceu etapa pernambucana e ranking da temporada Em uma virada emocionante, com título definido na última volta, Lucas Rabelo foi […]

Skatista Lucas Rabelo em prova do skate street no STU Recife 2023

Júlio Detefon/STU

Lucas venceu etapa pernambucana e ranking da temporada

Em uma virada emocionante, com título definido na última volta, Lucas Rabelo foi o campeão do circuito brasileiro de skate, após vencer a etapa do Recife neste domingo (12). Cearense, o skatista da modalidade street comemorou a vitória em sua região e reforçou a importância de eventos como o STU levarem etapas ao Nordeste.

Lucas Rabelo, (quase) em casa

A vitória no Skatepark da Rua da Aurora foi emocionante. Lucas Rabelo terminou apenas 1,18 ponto à frente de Giovanni Vianna, que também fez uma grande volta em sua última tentativa, mas acabou indo com uma mão no chão em uma de suas manobras – o que pode ter custado essa diferença. Assim, o campeão valorizou essa forte disputa e confirmou ter sentido uma pressão.

“Eu estava muito feliz com a minha nota, tinha outros skatistas que eu tinha esperar andar, mas eu estava feliz comigo mesmo. É difícil falar porque todos tinham skate para ganhar, todos são muito bons. Se eu falar que eu não estava preocupado, é mentira, porque todos têm potencial de ganhar, mas eu me senti confortável por estar no Recife, com essa galera. Independentemente de qualquer manobra, eu estava torcendo, vibrando muito. Mas a pressãozinha bateu”, comentou.

Ainda reforçando o alto nível da disputa, Lucas Rabelo se disse feliz por fazer parte de uma etapa desse calibre no Nordeste. “Eu estou feliz com meu desempenho a cada etapa que passa. Neste evento em específico, eu estou muito feliz, muito grato, porque o Nordeste merece isso, merece o alto nível de skate. Porque o Nordeste tem pessoas com alto nível para estar com a gente. Infelizmente não dá para todo mundo, mas quem sabe no próximo ano cheguem novas pessoas”.

Ele também comemorou a oportunidade de um nordestino sair como campeão da única etapa disputada na região em todo o circuito. O Recife foi sede da última etapa do STU em 2022 e 2023 – nas únicas vezes que o torneio chegou ao Nordeste. “Eu precisava ganhar no Nordeste, o lugar onde eu me sinto tão bem, que é a minha casa, e eu estava com saudades desse clima. Então, foi especial demais, sem dúvidas”.

Giovanni Vianna, Lucas Rabelo e Abner Pietro em pódio do skate street no STU Recife
Giovanni Vianna, Lucas Rabelo e Abner Petro fizeram o pódio do STU Recife – Júlio Detefon/STU

Em sonho

Além de tudo,  Lucas Rabelo garantiu que estava confiante que poderia sair do Recife com o título. O skatista disse que sonhou com essa conquista. “É especial demais. Eu sonhei com isso. Quando as pessoas falam isso, eu fico na dúvida ‘será que sonhou mesmo?’, mas eu sonhei, realmente”.

Assim, ele se sentiu confortável até para mudar sua rotina pré-competição. “E acordei muito tranquilo, muito feliz. Eu costumo não andar antes de competir. Tem um aquecimento de manhã para competir a tarde e eu não costumo ir de manhã, mas eu estava tão bem, tão confiante, que eu falei: eu sonhei com isso, agora eu preciso realizar isso”.

Skatista Lucas Rabelo comemorando no Pan-Americano Santiago 2023
Lucas Rabelo foi campeão do skate street nos Jogos Pan-Americanos no fim de outubro – Julio Detefon/CBSk

O clima do skate

A disputa com Giovanni Vianna pelo título foi apertada. O cearense de Fortaleza tinha tomado a liderança na sua última tentativa, mas ainda restavam alguns skatistas e o paulista de Santo André fechava as disputas. Assim, a definição do campeão durou mais alguns minutos, com os competidores esperando a definição da nota ansiosamente.

Quando veio o 82,95 de Giovanni, menor que o 84,13 de Lucas Rabelo, os dois s abraçaram. “Óbvio que é cada um por si ali, mas, no final, está todo mundo junto. Quando sair daqui, a gente vai comemorar junto, dançar, dar risada. Faz parte do skateboard, é o que a gente ama fazer. É o que é: dentro da pista é cada um por si, saiu dela, a amizade continua a mesma. Não que na pista não fique, mas cada um tem um foco diferente”.

Declarando amor ao skate e a esse ambiente de amizade, Lucas Rabelo também falou do clima da especial torcida nordestina. “Eu amo o Recife. pode ter certeza. Se eu pudesse, abraçava todo mundo, trocava uma ideia. Sempre que vêm falar comigo, eu tento dar uma atenção, porque isso é o que a gente precisa: de atenção, ser bom um com o outro. E é assim no Nordeste, acho que todo mundo deveria vir para cá e conhecer um pouco disso, porque o Nordeste é incrível”.

Giovanni Vianna e Lucas Rabelo se abraçam após prova do skate street no STU Recife
Giovanni Vianna e Lucas Rabelo se abraçaram após definição do título do cearense no circuito STU – Júlio Detefon/STU

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer