Equipe conta apenas com jogadores que atuam no Brasil
O vôlei brasileiro já conhece os 12 jogadores que vão tentar levar a seleção de volta ao lugar mais alto do pódio dos Jogos Pan-Americanos após 12 anos. A lista foi anunciada nesta quarta-feira (20), contando apenas com jogadores que atuam na Superliga, formando um time misto para a disputa que começa daqui a um mês.
Seleção masculina convocada para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile!
▶️ Dá o play e vem conferir os nomes!
Que venha o pentacampeonato! 🥇 pic.twitter.com/sKszqfUTwY
— CBV (@volei) September 20, 2023
O vôlei brasileiro nos Jogos Pan-Americanos
Sediados em Santiago, capital do Chile, os Jogos Pan-Americanos de 2023 começam no dia 20 de outubro, com a disputa do vôlei sendo iniciada logo no dia seguinte. O Brasil é o segundo maior vencedor do torneio, com quatro ouros, um a menos que Cuba. Mas o lugar mais alto do pódio não vem desde 2011, com duas vitórias argentinas desde então.
Em 2015, a queda brasileira aconteceu na final, contra os hermanos – assim como aconteceu no mês passado, no Recife, com a inédita derrota brasileira no Sul-Americano de Vôlei. Depois daquela prata em Toronto, o Brasil voltou ao pódio em Lima, em 2019, ficando com o bronze.
Dessa vez, o time de Renan Dal Zotto vai para o torneio após a disputa do Pré-Olímpico, no Rio de Janeiro. A partir do próximo dia 30, a Seleção Brasileira inicia a disputa em busca de uma vaga em Paris 2024, mas o time não será o mesmo, já que o Pré-Olímpico acontece durante a temporada de seleções e os clubes são obrigados a liberar seus jogadores.
Como o Pan-Americano já acontece durante a temporada de clubes, os jogadores que atuam fora do Brasil, em países como Itália e Polônia, não foram convocados. O mesmo aconteceu, por exemplo, na convocação do basquete feminino brasileiro. Além do time verde-amarelo, o vôlei masculino do Pan-Americano será disputado por Chile, México, República Dominicana, Cuba, Argentina, Colômbia e Canadá.
Veja a convocação da Seleção Masculina de Vôlei
- Levantadores: Matheus Brasília (São José) e Thiaguinho (Sesi Bauru);
- Opostos: Darlan Souza (Sesi Bauru) e Felipe Roque (São José);
- Ponteiros: Adriano (Campinas), Henrique Honorato (Joinville), Lukas Bergmann (Sesi Bauru) e Maicon (Araguari);
- Centrais: Judson (Suzano), Otávio (Sada Cruzeiro) e Thiery (Sesi Bauru);
- Líbero: Maique (Minas).
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje