Brasileiros venceram quatro das cinco finais deste sábado
O Brasil viveu um dia para provar os porquês do judô ser um dos seus carros chefes nos grandes eventos esportivos neste sábado (28). No 1º dia nos tatames dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, os judocas do país garantiram quatro dos cinco ouros em disputa e já igualaram os ouros ganhos em Lima 2019. Além disso, o Brasil ainda ganhou duas medalhas de bronze
Os ouros no judô viram para Alexia Nascimento (48kg), Michel Augusto (60kg), Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg), além de bronzes para Amanda Lima (48kg) e William Lima (66kg). Com isso, o Brasil foi ao pódio com todos os judocas que entraram no tatame neste sábado.
RAFAELA SILVA É GIGANTE! É OUROOOO! 🥇
Mais uma conquista de Rafaela Silva em espetacular combate contra Brisa Gomez 🇦🇷 e mais um ouro para o judô brasileiro nos Jogos Pan-americanos! 🥋
ELA É UMA LENDAAAA! 🔥 pic.twitter.com/hIkJk2xDx0
— Time Brasil (@timebrasil) October 28, 2023
As lutas do 1º dia do judô
A 1ª medalha no judô veio na disputa feminina até 48kg, com Alexia Nascimento. No caminho até a final , a sul-mato-grossense passou por Maria Guzmán (VEN), com um Ippon; Ingrid Altamirano (ARG), que recebeu três Shidos; e Erika Arias (COL), com um Wasa-ari. A final foi contra Edna Torres (MEX) e Alexia precisou de apenas 1:24 para imobilizar a mexicana, selar o 2º Wasa-ari e garantir o ouro.
ALÉXIA É OUROOOO! 🥇
Sensacional luta de Aléxia Nascimento, que não dá chances para Edna Carrillo 🇲🇽 e traz mais um ouro para o Brasil no Pan de Santiago! 🥋
GIGANTESCAAAA! 💚💛 pic.twitter.com/zcK2NVWGLy
— Time Brasil (@timebrasil) October 28, 2023
E o bronze do 48kg também foi brasileiro, com Amanda Lima. Ela precisou de 53 segundos para vencer Luz Altamirano (EQU) com dois Wasa-aris, mas perdeu a semi para Edna Torres (MEX) com um Ippon. Assim, a pernambucana disputou o bronze com Mary Ley (CHI) e venceu após 25 segundos de luta, também imobilizando a chilena, que desistiu.
O 2º ouro veio nos 60kg. Michel Augusto de apenas 18 anos, passou com um Wasa-ari sobre Jairo Castro (ELS) e precisou do golden score para vencer Sebanstian Sancho (CRC). O paulista fez a final contra Johan Rohas (COL) e a decisão também veio após quase dois minutos de golden score, após o 3º Shido do adversário.
No 52kg, Larissa Pimenta garantiu o ouro e o bicampeonato. O caminho até a final foi só com Ippons: contra Judith Jaque (CHI) em 1:14 e contra Angelica Delgado (EUA) em 3:33. A paulsita enfrentou Paulina Claro (MEX) na final e controlou a luta até o 3º Shido da mexicana, confirmando o ouro.
O OURO É SEU, LARISSA! 🥇🌶️
Grande combate de Larissa Pimenta, que vence Paulina Martinez 🇲🇽 nas punições e traz mais um ouro para o Brasil nos Jogos Pan-americanos! 🥋
É o Brasaaa! 🔥 pic.twitter.com/VU1wRDvUJk
— Time Brasil (@timebrasil) October 28, 2023
Willian Lima, no 66kg, foi o único brasileiro a estrear com derrota, mas garantiu o bronze. O paulista perdeu para Willis Estrada (VEN) nas quartas com um Ippon nos segundos finais. Assim, ele foi para a repescagem e venceu Juan Hernandez (COL), antes de decidir o bronze com Lenin Alvarado (EQU) e garantir um 2º Wasa-ai com 1:30 de luta.
Para fehcar o dia, Rafaela Silva garantiu mais um ouro para sua galeria. Nos 57kg, ela não tomou conhecimento das adversárias. Ippon após 1:30 contra Kristine Jimenez (PAN) e Ippon com 1:02 contra Maria Giraldo (COL). Na fina, contra Brisa Gómez (ARG), Rafa aplicou um Wasa-ari com menos de 15 segundos de luta e fez o 2º com 1:28. Ouro com três Ippons em quatro minutos de luta.
Judô nos Jogos Pan-Americanos
O Brasil é um dos países mais tradicionais do judô nos Jogos Pan-Americanos e teve uma boa largada nesta edição. Até Lima 2019, os brasileiros somaram 40 ouros, 36 pratas e 58 bronzes nos tatames pan-americanos. Na edição passada, foram quatro ouros, uma prata e quatro bronzes – Alexia Nascimento, com um bronze, e Larissa Pimenta, com ouro, estiveram na lista, inclusive.
A disputa do judô segue por mais três dias, se estendendo até a terça-feira (31). Nos dois próximos dias, serão mais nove categorias individuais em disputas, enquanto o encerramento será com a disputa de equipes mistas. A expectativa é que o Brasil consiga medalhas em todos os dias de lutas.
Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje