Outros esportes

Brasil volta ao pódio do judô com dois ouros, uma prata e um bronze no 2º dia

País já soma 10 medalhas e superou campanha de Lima 2019 em ouros e em pódios O Brasil conseguiu mais […]

Judoca Gabriel Falcão em luta do Pan-Americano Santiago 2023

Wander Roberto/COB

País já soma 10 medalhas e superou campanha de Lima 2019 em ouros e em pódios

O Brasil conseguiu mais quatro medalhas no 2º dia de disputas no tatame do judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Dessa vez, os brasileiros não confirmaram todos os pódios possíveis, mas melhoraram os números que já tinham começado muito bons no sábado. O Brasil subiu ao pódio neste domingo (29) com ouro para Guilherme Schmidt (81kg) e para Gabriel Falcão (73kg), na dobradinha com a prata de Daniel Cargnin. Além disso, Ketleyn Quadros (63kg) levou o bronze.

As lutas do 2º dia

O Brasil teve domínio completo da categoria 73kg, com dobradinha do jovem Gabriel FalcãoDaniel Cargnin. Falcão eliminou Jack Yonesua (EUA) por W.O., Gilberto Martínez (MEX) e Antonio Scheidig (DOM), enquanto Cargnin passou por Matteo Etchechury (ARG), Antonie Bouchard (CAN) e Andrés Miranda (COL). Mas Daniel sofreu uma entorse no tornozelo contra o colombiano e não pôde lutar a final, ficando com a prata.

A outra final do dia veio nos 81kg. Guilherme Schmidt estreou direto nas quartas de final e venceu David Popovici (CAN), com dois Wasa-aris, e Medickson Cortorreal (DOM), com um Wasa-ari depois de 1:46 de golden score. A final foi contra Jorge Alvarez (CHI) e aplicou um Wasa-ari com pouco mais de um minuto de luta, emendando para o Ippon por imobilização.

Um dos nomes mais vitoriosos da delegação, Ketleyn Quadros estreou nos 63kg vencendo Sarah Golden (EUA), com três Shidos após mais de seis minutos de luta. Na semi, derrota para Isabelle Harris (CAN), com um 2º Wasa-ari já nos segundos finais. Na decisão do bronze, ela enfrentou Cindy Mera (COL) e venceu

Nos 70kg, o Brasil também teve duas judocas. Aléxia Castilhos venceu Katia Bustos (MEX) e Luana Carvalho venceu Yasmin Alamin (EUA), mas ambas caíram nas quartas, contra Elvismar Ruiz (VEN) e Celinda Ramirez (EQU), respectivamente, e venceram as repescagens, contra Luisa Cuero (COL) e Victoria Iacaruso (ARG).

Assim, as duas brasileiras foram para as disputas do bronze, mas não conseguiram a medalha. Luana enfrentou Elvismar Ruiz e abandonou a luta durante uma imobilização. Aléxia, por sua vez, enfrentou Celinda Ramirez e sofreu um Ippon após 7:59 de luta.

Aos 36 anos, Ketleyn Quadros ganhou bronze em sua 1ª participação em Pan-Americano – Wander Roberto/COB

O judô no Pan-Americano

A campanha brasileira em Santiago 2023 começou com o pé direito. No 1º dia, foram quatro ouros e dois bronzes, conseguindo medalhas com todos os judocas que entraram no tatame. Agora, o número melhora e o Brasil segue na ponta do quadro de medalhas do judô, ainda que tenha perdido o aproveitamento de 100% de pódios.

O Brasil é um dos países mais tradicionais do judô nos Jogos Pan-Americanos e teve uma boa largada nesta edição. Até Lima 2019, os brasileiros somaram 40 ouros, 36 pratas e 58 bronzes nas disputas. Na edição passada, foram quatro ouros, uma prata e quatro bronzes, números já superados tanto em ouros, quanto no total de medalhas.

A disputa do judô segue por mais dois dias, se estendendo até a terça-feira (31). Amanhã, serão mais cinco categorias individuais em disputas, enquanto o encerramento será com as equipes mistas. A expectativa é que o Brasil consiga medalhas em todos os dias de lutas.

Judoca Rafaela Silva em luta do Pan-Americano Santiago 2023
Rafaela Silva garantiu medalha de ouro na estreia do judô no Pan – Wander Roberto/COB

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’