Outros esportes

Seleção de Vôlei presta homenagens a Walewska

Brasil perdeu para a Turquia em jogo recheado de homenagens Poucas horas após a notícia da morte de Walewska Oliveira, central […]

Naiane, da Seleção de Vôlei, com fita em homenagem a Walewska

Divulgação/FIVB

Brasil perdeu para a Turquia em jogo recheado de homenagens

Poucas horas após a notícia da morte de Walewska Oliveira, central campeã olímpica com o vôlei brasileiro em 2008, a Seleção Feminina de Vôlei entrou em quadra para mais um jogo do Pré-Olímpico da categoria. Em quadra, a derrota por 3 sets a 0 para a Turquia foi marcada por uma série de homenagens à jogadora.

As homenagens a Walewska

Após o jogo contra as turcas, o treinador José Roberto Guimarães, comandante de Walewska em conquistas como o ouro olímpico de 2008 e a Copa dos Campeões de 2013, comentou sobre o sentimento após a perda da central. “É um momento muito difícil, de muita tristeza. A Walewska foi um exemplo de dedicação, comprometimento, ela tinha tudo de bom que uma atleta pode ter. Ela sempre se cuidou muito, ajudou seus times, desde muito nova”.

Ele também falou sobre a reação do time à notícia e sobre a necessidade de jogar por ela na reta final do Pré-Olímpico. “Ficamos sem chão. Temos que deixar passar esse momento triste. Eu conheci a Walewska e sei que se ela tivesse aqui ela pediria para jogarmos por ela. A Walewska deixa um legado como atleta e ser humano. Ela foi uma atleta que todo o treinador gostaria de ter no seu time”.

Capitã da Seleção Brasileira, Gabi Guimarães também lamentou a morte da ex-companheira. “A Wal foi um exemplo de coragem, de resiliência, uma mulher forte. Ela fez parte de uma geração que me fez querer ser jogadora de vôlei. Estivemos com ela há pouco tempo em Barueri e, mais uma vez, ela deixou uma mensagem de incentivo muito forte. Queremos continuar esse legado que ela deixou para nós”.

Companheira de Thaisa no time campeão em Pequim 2008, Thaisa Daher também comentou sobre a importância de entrar em quadra, mesmo depois da notícia. “Está doendo muito. Sabíamos que tínhamos que disputar esse jogo, nos juntamos e deixamos para chorar depois da partida. Foi difícil conter as lágrimas na nossa oração de pré-jogo. Temos mais dois jogos importantes para a classificação e hoje deixamos a desejar em algumas situações”.

Assim, ela lembrou da antiga companheira. “Agora vamos sentir esse luto. Quando cheguei na seleção a Wal era uma das mais experientes. Aprendi muito com a postura dela. A Wal foi um espelho pela educação, o charme e a resiliência. Ela representou o Brasil lindamente. O esporte perde um grande ícone, uma representante de muito amor pelo voleibol”.

Central Walewska em jogo de despedida no Praia Clube
Walewska tinha 43 anos e foi um dos nomes mais importantes do vôlei brasileiro – Reprodução/Instagram

O Pré-Olímpico de Vôlei

O jogo conta a Turquia terminou em 3 sets a 0 para os turcos, com parciais de 21-25, 27-29 e 19-25. Essa foi a primeira derrota para o time brasileiro, que começou o torneio vencendo Argentina, Peru, Bulgária e Porto Rico. Com esse resultado, as brasileiras fica na terceira colocação do grupo.

Para conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil precisa terminar entre as duas primeiras colocações do seu grupo, o que depende de vitórias sobre Bélgica, às 4h deste sábado, e Japão, às 4h deste domingo. Caso não garanta a vaga via Pré-Olímpico, a Seleção Brasileira ainda pode conseguir a vaga via ranking, algo que será muito provável.

Seleção Feminina de Vôlei entra em quadra no Pré-Olímpico de Vôlei com homenagem a Walewska
Divulgação/FIVB

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer