Outros esportes

5 filhos esportistas que seguem a carreira dos pais

Conheça mais a história dos filhos que repetiram os passos dos pais nos esportes Diz o ditado popular que “filho […]

Bernardinho e Bruninho, ainda criança. O pai veste blusa azul da comissão técnica da Seleção Brasileira e vôlei e boné amarelo e o filho veste blusa amarela e boné igual ao do pai.

Conheça mais a história dos filhos que repetiram os passos dos pais nos esportes

Diz o ditado popular que “filho de peixe, peixinho é”. Não que seja uma regra mas, no esporte, são muitos os casos de filhos esportistas que seguiram a carreira dos pais. Inclusive, na maioria das vezes, graças a um estímulo recebido dentro de casa.

Em alguns casos, a tentativa não deu muito certo, é verdade. Mas, às vezes, o filho ou a filha se transforma em um astro ainda maior do que o pai ou a mãe.

Não acredita? Então continue lendo este texto do Jogo Hoje que vamos mostrar alguns desses exemplos.

Filhos esportistas que seguiram a carreira dos pais

Bruninho seguiu os passos de Bernardinho no vôlei

Bernardinho e Bruninho discutem valores e lições do esporte

Um exemplo clássico de filhos esportistas que seguiram a carreira dos pais é o do levantador Bruno Rezende. Bruninho, como é conhecido, é filho de Bernardinho, um dos maiores vencedores da história do vôlei mundial, e de Vera Mossa, ex-atleta do mesmo esporte e que participou de 3 Jogos Olímpicos.

Bernardinho fez história no vôlei como atleta e como técnico. Já como jogador, participou da chamada “geração de prata”, responsável pela conquista da primeira medalha olímpica do Brasil no esporte. Curiosamente, Bernardinho era levantador, assim como Bruninho.

Como técnico, Bernardinho é considerado uma lenda do vôlei. Isto porque ele já treinou a Seleção Brasileira Feminina e a Seleção Brasileira Masculina e tem uma série de conquistas por ambas. Vale destacar que, na Seleção Masculina, Bernardinho tem 2 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, conquistadas em 2004 e 2016.

E aí entra a maior curiosidade: Bernardinho já foi técnico de Bruninho. Inclusive, em 2016, no Rio de Janeiro, os 2 comemoraram juntos a conquista do ouro. Bruninho era considerado titular absoluto da Seleção.

Antes de conquistar o ouro, Bruninho já tinha batido na trave 2 vezes com a Seleção. Nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012, o Brasil ficou com a prata.

A “Família Real” do futebol tem filhos esportistas: Edinho, o filho de Pelé

Gilmar nega liberdade ao ex-goleiro Edinho, filho de Pelé - Jornal O Globo

A descendência do Rei do Futebol também entra na lista de filhos esportistas que seguiram a carreira dos pais. Afinal, Pelé teve um sucessor no futebol. Mas em uma posição bem diferente da do pai. Edson Cholbi Nascimento carrega o nome e o sobrenome do patriarca. E tinha também paixão pelo futebol. Só que era goleiro.

Edinho não teve uma carreira brilhante no futebol. Mas conseguiu atuar no Santos, clube pelo qual o seu pai se tornou o maior jogador de futebol de todos os tempos. Além disso, Edinho ainda teve passagens rápidas por outras equipes paulistas, como Ponte Preta, São Caetano e Portuguesa.

Depois de encerrar a carreira de jogador, Edinho acabou nos noticiários policiais em mais de uma situação. O ex-goleiro chegou a ser preso acusado de participar de uma quadrilha de tráfico de drogas. Após deixar o presídio, em 2019, voltou a trabalhar com o futebol. Atualmente ele é técnico. 

Mais filhos esportistas no futebol: Rivaldinho tem o pentacampeão Rivaldo como inspiração

Rivaldo deixa presidência do Mogi. Mas joga até o fim do ano | Placar - O futebol sem barreiras para você

Para muita gente, Rivaldo foi o craque da Copa do Mundo de 2002. Polêmica à parte, o pentacampeão foi um dos melhores jogadores daquele Mundial e tem seu nome gravado na história dos grandes craques da Seleção Brasileira.

E não é que Rivaldo tem um filho que é jogador de futebol? O nome não poderia ser outro: Rivaldinho. Aos 26 anos, o jogador atua em um clube na Polônia chamado Cracóvia. Sua carreira, aliás, é praticamente toda jogando fora do Brasil.

Rivaldinho já atuou no Boavista, de Portugal, no Dínamo Bucareste e no Farul Constata, da Romênia, e também no Levski Sofia, da Bulgária. Quando ainda não era profissional e se chamava Juninho, Rivaldinho teve uma passagem pela base do Corinthians e também pela base do Mogi Mirim, clube que revelou Rivaldo.

Grael, um sobrenome acostumado a vencer na vela

Volvo Ocean Race: Torben Grael e Martine analisam chegada dos barcos da classe IMOCA | Torcedores - Notícias Esportivas

Considerado um dos maiores iatistas da história do Brasil, Torben Grael também mostrou que o talento pode ser uma coisa de família, já que sua filha, Martine Grael, começou a velejar desde cedo e virou uma referência no esporte.

Torben tem 5 medalhas olímpicas. Foi ouro em 1996 e em 2004, prata em 1984 e bronze em 1988 e em 2000. Martine foi ouro em 2016 e em 2020.

Max Verstappen virou o ídolo do pai

Max Verstappen revela como o pai Jos o ensinou a evitar dados e confiar na intuição

Quem manda atualmente na Fórmula 1 é Max Verstappen. O holandês é filho de Jos Verstappen, que foi o grande incentivador para que o filho também chegasse à principal categoria do automobilismo.

A diferença é que Jos, o pai, sempre foi considerado um piloto mediano na Fórmula 1. Em 8 temporadas, ele sequer chegou a ganhar uma corrida. O máximo que conseguiu foi subir no pódio 2 vezes.

A biografia contrasta com a do filho. Aos 25 anos, Max Verstappen acabou de se sagrar bicampeão mundial de Fórmula 1. Com 33 vitórias, já é o 6º maior vencedor de corridas da história da categoria.

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer