Novak Djokovic venceu torneio pela 7ª vez
Como já é padrão no tênis, Novak Djokovic é campeão mais uma vez. Neste domingo (19), o sérvio superou Jannik Sinner e garantiu o título do ATP Finals pela 7ª vez. A decisão foi resolvida com um duplo 6-3, em mais uma grande atuação do número 1 do mundo, que se isolou como maior campeão da história do torneio que encerra a temporada.
Novak Djokovic
O ATP Finals foi disputado em Turim. Assim, além da atuação de Sinner, que tinha vencido Djokovic na estreia, o sérvio ainda precisava superar a torcida unânime pelo italiano nas arquibancadas. Mas Djoko não sentiu a pressão e conseguiu confirmar o título em sets seguidos, em mais um grande jogo.
A campanha até o título começou com derrota por 2 sets a 1 para o próprio Sinner (7/5, 6/7 e 7/6). Aquela foi a 1ª vez que o italiano de 22 anos superou o maior tenista da atualidade. Mas Novak se recuperou na campanha e venceu Holger Rune, Hubert Hurkacz e Carlos Alcaraz, antes dessa revanche.
Do outro lado da chave, Sinner superou Stefanos Tsitsipas, Holger Rune e Daniil Medvedev. Assim, ele garantiu a classificação inédita para a final, mas não superou o sérvio, que garantiu o 2º título seguido – ambos sobre nomes de destaque da nova geração em sua 1ª decisão de ATP Finals, após a conquista contra Casper Rudd no ano passado.
O ATP Finals
Agora, Novak Djokovic ultrapassa Roger Federer como maior campeão da história do ATP Finals. O suíço levantou a taça em 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011. Federer também foi derrotado em outras quatro decisões, as últimas três justamente para Djoko, em 2012, 2014 e 2015.
O primeiro dos sete títulos do sérvio no torneio aconteceu em 2008, sobre o russo Nikolay Davydenko. Ele também superou Rafael Nadal, em 2012, além, claro, do atual bicampeonato. Assim, ele soma sete títulos e se isola como maior campeão em simples. Nas duplas, os estadunidenses Peter Flaming e John McEnroe também conseguiram sete títulos, todos em sequência, entre 1978 e 1984.
Falando nas duplas, o título desta temporada também ficou para os campeões do ano passado. Na final, o estadunidense Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury superaram o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos, com parciais de 6-3 e 6-4. Assim, eles se sagraram bicampeões.
Big Titles + Big Three 🏆 @DjokerNole extends his lead after a historic win in Turin 😤#NittoATPFinals pic.twitter.com/RJ1lifD29n
— ATP Tour (@atptour) November 19, 2023
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje