Time recifense garantiu vaga na Copa do Brasil
O esporte nordestino já conhece um novo campeão regional. No último sábado (23), a União Pernambucana venceu o Ceará e garantiu o bicampeonato da Copa Nordeste de Rugby XV. O jogo, em Fortaleza, terminou em 25 x 14 para o time recifense.
União Pernambucana é campeã da Copa Nordeste de Rugby XV.
Em São Paulo, as Leoas de Paraisópolis são campeãs estaduais juvenis de rugby sevens feminino.
Esses e outros resultados do rugby dos estaduais e regionais agora em:https://t.co/0YfdIRF5ch#BrasilRugby #VemProRugby pic.twitter.com/zH5XUTJEdT
— Brasil Rugby (@brasilrugby) September 25, 2023
A Copa Nordeste de Rugby XV
O jogo entre União Pernambucana e Ceará foi válido pela 4ª rodada do torneio regional, com título disputado em seis confrontos entre os rivais. Os pernambucanos já tinham vencido das três primeiras partidas, com direito a um sonoro 35 x 3 no último jogo em casa, no início de agosto.
O jogo do título aconteceu no Centro de Formação Olímpica, no bairro da Boa Vista, na capital cearense. Com a conquista, o time pernambucano garantiu a classificação à Copa do Brasil do ano que vem, seguindo para a segunda participação consecutiva no torneio que retornou nesta temporada.
O rugby brasileiro
A Copa do Brasil voltou ao calendário nacional nesta temporada. A competição é a segunda mais importante do país, atrás apenas do Super 12, que é o Campeonato Brasileiro. O nome Copa do Brasil já foi utilizado entre 2004 e 2013, mas a competição tinha status de segunda divisão naquela época.
Na retomada do torneio, a Poli, de São Paulo, foi a primeira campeã, sobre o Niterói. O time, inclusive, é o atual líder do Super 12, com a mesma pontuação do Pasteur, também de São Paulo. Os dois melhores times da segunda fase garantem a vaga na final do torneio, que deve acontecer em 21 de outubro.
Na sequência, o foco do Brasil fica na disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago. A disputa continental acontece na modalidade sevens, com apenas sete jogadores em cada time, oito a menos que na disputa do XV. Os Tupis (Seleção Brasileira), ficaram em quarto lugar no último Pan, mas nunca conseguiu uma medalha.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje