Outros esportes

Tudo sobre Giba: conheça a história de um dos maiores ídolos do vôlei mundial

Saiba tudo sobre Giba, que marcou época no vôlei Tudo sobre Giba: um dos maiores jogadores de vôlei da história […]

Tudo sobre Giba: conheça a história de um dos maiores ídolos do vôlei mundial

Foto: Divulgação/CBV

Saiba tudo sobre Giba, que marcou época no vôlei

Tudo sobre Giba: um dos maiores jogadores de vôlei da história da Seleção Brasileira e do esporte no mundo, o ex-atacante Giba teve uma carreira marcada pelos inúmeros títulos conquistados em quadra, mas também por algumas polêmicas fora delas.

Gilberto Amauri Godoy Filho nasceu no dia 23 de dezembro de 1976 em Londrina, no Paraná. Com apenas quatro meses de vida, Giba foi diagnosticado com leucemia. O tratamento durou até ele completar um ano e dois meses de vida.

Na época, os médicos acreditavam que ele só poderia caminhar depois dos quatro anos de idade. Mas dois meses após o tratamento, Giba começou a dar seus primeiros passos, com um ano e quatro meses. Ainda na infância, se mudou para a capital, Curitiba, onde teve início sua carreira no vôlei.

Giba foi campeão de tudo na Seleção Brasileira

A carreira de Giba começou em 1991, no Círculo Militar do Paraná. O ponta teve passagens por vários grandes clubes do Brasil e do exterior. Mas foi mesmo jogando pela Seleção Brasileira que ele virou uma lenda do esporte.

O atleta ganhou absolutamente tudo o que era possível ganhar com a Seleção. Nos Jogos Olímpicos, ele foi medalha de ouro em 2004 e ganhou a prata nas edições de 2008 e 2012 dos Jogos.

No Campeonato Mundial, Giba foi campeão em 2002, 2006 e 2010. Na Liga Mundial, a lista de títulos é bem maior: 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2010 e 2010. Na Copa do Mundo, ele ganhou a medalha de Ouro em 2003 e em 2007. Com Giba em quadra, o Brasil jamais ficou de fora de algum pódio, seja qual for a competição disputada.

O jogador anunciou aposentadoria em agosto de 2014, aos 37 anos. Em seguida, assumiu a presidência da Comissão de Atletas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Cinco anos depois, anunciou que voltaria a jogar vôlei, apenas por uma partida, por um clube de Londres.

De uma maneira geral, a mídia, os colegas de profissão e o público brasileiro sempre apontaram Giba como um ídolo e uma referência do vôlei. Em 2018, ele entrou para o Hall da Fama do Vôlei. Ele foi o 14º brasileiro a fazer parte do seleto grupo.

Tudo sobre Giba: conheça a história de um dos maiores ídolos do vôlei mundial
Foto: Divulgação/CBV

Carreira vitoriosa teve polêmica com doping

A trajetória vitoriosa de Giba no vôlei teve uma mancha do ponto de vista esportivo: no dia 15 de dezembro de 2002, ele foi pego no exame antidoping. O atleta testou positivo para uso de maconha. Na época, o episódio foi um escândalo mundial.

Assim que o resultado do exame foi divulgado, Giba foi suspenso temporariamente. Na época, ele atuava no Ferrara, um time italiano. O atleta acabou recebendo uma pena branda da Federação Italiana de Vôlei: suspensão de oito jogos e multa de 3 mil Euros. Era a pena mínima que ele podia pegar.

Apesar de o caso ter repercutido muito mal, dentro de quadra não houve prejuízo. Giba continuou jogando em alto nível.

Acusado de não pagar pensão, Giba recebeu ameaça de prisão

Tudo sobre Giba: Não foi apenas esportivamente o jogador teve sua carreira arranhada. Fora das quadras, o ex-atleta foi notícia de uma maneira bastante negativa: ameaça de prisão por não pagamento de pensão alimentícia. 

A ameaça teve início em fevereiro de 2018, quando o ex-atleta teve uma ordem de prisão contra si pela primeira vez. Na época, ele devia cerca de R$ 80 mil e seus dois filhos com a também ex-jogadora de vôlei romena Cristina Pirv tinham 10 e 14 anos. 

Ele escapou da prisão naquele momento ao pagar o valor que devia, mas o pagamento não encerrou a batalha judicial contra a ex-mulher. Giba queria uma revisão do valor da pensão, alegando perda de rendimentos após sua aposentadoria. Cristina Pirv alega que o valor pedido pelo ex-jogador é muito baixo.

Quase três anos depois, em dezembro de 2020, a Justiça do Paraná decretou novo pedido de prisão contra Giba pelo não pagamento de pensão desde março de 2018, no valor aproximado de R$ 300 mil, mas o ex-atleta de vôlei não chegou a ser preso.

Tudo sobre Giba: ídolo do vôlei quase foi das quadras para a política

Um ano antes de anunciar sua aposentadoria, Giba ensaiou entrar para a política. Em 2014, o ex-atleta se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Na época, disse não ter planos para disputar um cargo eletivo e que gostaria de estar em um partido que incentiva a prática do esporte no país.

Em 2017, Giba fez outra movimentação política. Ele se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) a convite do pré-candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior, para ajudar na elaboração da parte do plano de governo voltada para os esportes.

Na eleição de 2018, Ratinho Junior foi eleito governador do Paraná. Quatro anos depois, na eleição de 2022, ele foi reeleito no primeiro turno.

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje.

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer