Esta foi a 1ª medalha do Brasil na história do beisebol pan-americano
Chegou o 1º pódio brasileiro na história do beisebol nos Jogos Pan-Americanos. Neste sábado (28), o time verde-amarelo enfrentou a Colômbia na grande final e acabou derrotado por 9-1, ficando com a medalha de prata após um jogo marcado por falhas defensivas dificuldade no ataque. O bronze do beisebol ficou com o México, que venceu o Panamá por 10-2 na decisão do 3º lugar.
FIM DE JOGO! ⚾️
A Colômbia 🇨🇴 é campeã do beisebol nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 🥇
Primeiro título da história do país e apenas o segundo sul-americano da história dos Jogos.
Brasil 🇧🇷 fica com uma medalha de prata histórica! 🥈 pic.twitter.com/yzI5O6E0zF
— Piu Esportes (@piuesportes) October 28, 2023
Brasil x Colômbia
Os colombianos entraram bem no jogo, acertara três rebatidas e conseguiram lotar as bases já na parte de cima da 1ª entrada do jogo. Na sequência, o Brasil errou quatro arremessos e cedeu um walk à Colômbia, que abriu o placar. Na parte de baixo, o Brasil até conseguiu povoar a 3ª base, mas saiu zerado.
A 2ª entrada foi mais tranquila e o Brasil passou ileso na parte de cima e respondeu bem na parte de baixo, lotando as bases com apenas um eliminado. Assim, bastou uma rebatida para empatar o jogo em 1-1. Mas o time abusou dos erros defensivos na 3ª entrada, a bola escapou do catcher várias vezes, e a Colômbia abriu 2-1.
O Brasil não reagiu na 3ª entrada e viu a situação piorar muito na parte de cima da 4ª. Ainda acumulando erros defensivos, o Brasil facilitou os arremessos e viu a Colômbia encaixar uma série de boas rebatidas para ampliar o placar para 5-1 antes mesmo da 2ª eliminação colombiana.
O time amarelo até conseguiu chegar à 3ª base, mas novamente saiu na 4ª entrada sem pontuar. E o caos defensivo brasileiro seguiu pelas entradas seguintes, com mais uma corrida no 5º e mais duas no 6º. Na última, o Brasil encheu as bases, mas não conseguiu nenhuma corrida.
Assim, o jogo chegou definido para a 7ª e última entrada, com um time colombiano muito efetivo no ataque, enquanto o Brasil penava na defesa e também não tinha bom desempenho ofensivo. Até ali, eram 16 rebatidas válidas para os colombianos, contra apenas quatro dos brasileiros. Com isso, os colombianos ainda anotaram uma última corrida para garantir o ouro em 9-1.
O beisebol nos Jogos Pan-Americanos
A grande campanha brasileira no beisebol começou em vitórias sobre Venezuela, Colômbia, Cuba e Panamá. Assim, o time garantiu a vaga na final antes do último jogo, e pôde usar time misto contra o México, na sua única derrota. Com esses números, o Brasil liderou o grupo da morte na 1ª fase e o super round.
Essa foi a 1ª medalha brasileira na história do beisebol. A seleção brasileira sequer conseguia a classificação para o Pan-Americano desde 2007, quando teve vaga garantida por ser país-sede daquela disputa no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade, os brasileiros terminaram a disputa no 7º lugar, sem sequer chegar perto da campanha histórica deste ano.
Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje