Basquete

Basquete Feminino: Seleção Brasileira é convocada para o Pan-Americano só com jogadoras que atuam no país

Brasil foi ouro no último Pan e vai tentar o bi A Seleção Brasileira de Basquete Feminino já sabe quais serão […]

Divulgação/AmericupW

Brasil foi ouro no último Pan e vai tentar o bi

Seleção Brasileira de Basquete Feminino já sabe quais serão as jogadoras que vão em busca do bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, entre outubro e novembro deste ano. A lista do treinador João Camargo foi anunciada na manhã desta quinta-feira (14), com 12 jogadoras de equipes nacionais.

A Seleção Brasileira de Basquete Feminino

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 começam no dia 20 de outubro, mas a disputa do basquete feminino começa cinco dias depois, com a final justamente no dia de encerramento dos jogos, na capital chilena. O Brasil é a segunda equipe mais vitoriosa do torneio, com quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes. O último título veio justamente no último Pan, em Lima.

Dessa vez, a equipe brasileira estará sob comando de João Camargo, que faz parte da comissão técnica da seleção, auxiliado por Virgil Neto. O treinador da equipe principal, José Neto, não vai fazer parte da delegação, já que estará ocupado com compromissos do Petro de Luanda, equipe que comanda em Angola.

Isso acontece porque o Pan-Americano não é considerado um torneio data Fiba. Também por causa disso, a Seleção Brasileira de Basquete Feminino será formada exclusivamente por jogadoras que atuam no basquetebol brasileiro, já que equipes do exterior não têm a obrigação de liberar as atletas.

As 12 atletas convocadas estarão com a comissão técnica em treinos que começam no dia 13 de outubro. A viagem para o Chile acontecerá uma semana depois. Além do Brasil, os Jogos Pan-Americanos também terão as seleções de Cuba, México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela na briga pelo ouro do basquete feminino. O sorteio das chaves acontece em 22 de setembro.

Pivô Érika de Souza em treino da Seleção Brasileira de Basquete Feminino
Com mais de 100 jogos em torneios Fiba pelo Brasil e vice-campeã da LBF pelo Sampaio Corrêa, Érika de Souza está na lista – Divulgação/CBB

A convocação da Seleção Brasileira de Basquete Feminino

  • Armadoras: Débora Costa (SESI Araraquara), Maria Albiero (Ituano) e Ana Beatriz Oliveira (Unimed/Campinas);
  • Alas: Carina dos Santos (Unimed/Campinas), Gabriella Soares (SESI/Araraquara), Leila Zabani (Ituano) e Emanuely de Oliveira (SESI/Araraquara);
  • Pivôs: Vanessa Sassá (Santo André), Aline Moura (SESI/Araraquara), Licinara Bispo (Unimed/Campinas), Érika de Souza e Mariana Dias (Ituano)
Pivô Aline Moura com troféu de MVP das finais da LBF 2023
MVP das finais da última LBF, pivô Aline Moura foi convocada – Divulgação/LBF

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

2

Basquete

NBA: LeBron leva tapa no rosto em derrota dos Lakers para os Rockets; veja vídeo

3

Basquete

EUA divulga pré-lista repleta de astros da NBA para as Olímpiadas de Paris

4

Basquete

NBA: Partida entre Cavaliers e Nets conta com presença de Mbappé, Ronaldo e outros craques do futebol

5

Basquete

Clippers renova com Kawhi Leonard por mais três temporadas em acordo de mais de 150 milhões de dólares