Evento acontecerá no Recife entre os dias 2 e 11 de setembro; Seleção Brasileira estreia contra o Canadá
Anfitrã da Copa América de Basquete, a Seleção Brasileira divulgou nesta sexta-feira a lista final de 16 atletas que disputarão o torneio. O evento garante vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), em 2023 e retorna ao Brasil após 38 anos.
Os 16 jogadores chamados pelo técnico Gustavo de Conti devem se apresentar no próximo dia 15, no Clube Pinheiros, em São Paulo. Assim, os atletas terão 10 dias de preparação antes de participar de dois jogos na segunda fase das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Porto Rico (25) e México (29). Logo depois, a equipe já parte para o Recife para buscar o título da Americup.
Portanto, entre os convocados da Seleção estão o ala Didi Louzada, único representante brasileiro da NBA na lista, o alas-armadores Georginho e Reynan, bem como, os alas-pivô Lucas Dias e Lucas Mariano, todos do Sesi Franca, atual campeão do NBB.
Entretanto, outros nomes de peso da modalidade no país como o armador Marcelinho Huertas e os pivôs Cristiano Felício e Rafael Hettsheimeir também tentarão recolocar o Brasil no pódio após 11 anos.
Ausências
Outros nomes brasileiros na NBA pediram dispensa à CBB da participação nos jogos. Assim, o armador Raul Neto, o ala Bruno Caboclo e o ala-pivô Gui Santos, recentemente draftado pelo Golden State Warriors, não jogam a Americup. Todos constavam na lista inicial, com 26 nomes, que foi divulgada no último dia 8.
A Seleção Brasileira
Armadores
Marcelinho Huertas (Tenerife-ESP)
Yago Mateus (Ratio Ulm-ALE)
Rafael Luz (Andorra-ESP)
Scott Machado (Hapoel Eilat-ISR)
Alas-armadores
Georginho (Sesi Franca)
Vitor Benite (Gran Canaria-ESP)
Alas
Didi Louzada (Portland Trail-Blazers)
Reynan (Sesi Franca)
Leonardo Meindl (Urban Transylvania-ROM)
Alas-pivôs
Gabriel Jaú (Flamengo)
Rafael Mineiro (Flamengo)
Lucas Dias (Sesi Franca)
Pivôs
Lucas Mariano (Sesi França)
Rafael Hettsheimeir (Flamengo)
Augusto Lima (Unicaja-ESP)