Fundado em 2008, o Novo Basquete Brasil ou NBB, como ficou mais conhecido, foi uma tentativa de reestruturar a competição nacional de basquete masculino no país.
O torneio se originou no antigo Campeonato Nacional de Basquete que reuniu os maiores clubes da modalidade no Brasil entre os anos de 1990 e 2008.
Dessa forma, para a realização do novo campeonato, a Liga Nacional de Basquete (LNB) foi fundada em 1º de agosto. Assim, a competição passou a ser chancelada pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) e pela Federação Internacional de Basquete (FIBA).
Em sua primeira edição disputada entre 2008 e 2009, o NBB contou com 15 clubes associados. Assim, estiveram no páreo os seguintes times:
Flamengo;
Brasília;
Minas;
Joinville;
Limeira;
Bauru;
Franca;
Pinheiros;
Paulistano;
Espírito Santo;
Saldanha;
Assis;
Araraquara;
São José;
Lajeado;
O Rubro-negro carioca foi o campeão do torneio ao liderar a primeira fase e passar por Pinheiros (quartas), Limeira (semifinal) e Brasília (final disputada em cinco jogos).
Quais as atuais franquias do NBB?
Atualmente, o NBB conta 17 times na disputa do título. Dessa forma, pela divisão regional, o Nordeste possui dois representantes, o centro-oeste também tem dois, o sul conta com três e o sudeste é hegemônico com 10, sendo 8 paulistas.
Confira a lista dos times que disputam o NBB:
Franca;
Flamengo;
São Paulo;
Minas;
Pinheiros;
Paulistano;
Corinthians;
Bauru;
São José;
Unifacisa;
Caxias do Sul;
Cerrado Basquete;
Fortaleza Basquete Cearense;
Pato Basquete;
União Corinthians;
Rio Claro;
BRB/Brasília;
O formato de disputa do NBB
Quatro anos depois, na temporada 2012-2013, a NBB chegaria ao seu maior número de franquias, com 18 times na disputa em um sistema de turno e returno. Atualmente, o campeonato é disputado por 17 equipes, que jogam 32 vezes para definir a classificação final.
Durante a temporada regular ainda acontece, normalmente no mês de fevereiro, o jogo das estrelas. Inspirado no All Star Game da NBA, o evento é realizado ao longo de um final de semana e promove torneios de enterradas, arremessos de três pontos e um torneio de habilidades.
Ao fim da temporada regular, as quatro melhores equipes se classificam direto para as quartas de final, enquanto as franquias que ficam entre o 5º e o 12º colocado se enfrentam em cruzamento olímpico de jogo único – 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º – para definir os outros classificados.
Dessa forma, após essa fase, o torneio se desenrola de modo mais comum, com as equipes se enfrentando em disputas de quartas e semifinais – sempre em cinco jogos – e final disputada em jogo único.
Quem são os maiores campeões do NBB?
Vencedor da primeira edição do NBB, o Flamengo é a equipe com mais títulos do torneio. Presente em todas as 13 temporadas, o Rubro-negro carioca soma 7 taças e é o atual campeão da maior competição.
Em segundo lugar fica a equipe do Brasília, que primeiro time a conquistar uma sequência de títulos, com o tricampeonato entre as temporadas 2009-2010 e 2011-2012. Contudo, o time candango segue sem vencer nenhuma taça desde então.
Fecham o top-3, empatados com um título cada, as equipes de Bauru, Franca e Paulistano.
Dessa forma, o ranking de vitórias é encabeçado pelo Rio de Janeiro, que possui sete taças, e São Paulo e Brasília dividem a vice-liderança com três.
Quem são os maiores jogadores da história do NBB?
A reorganização do basquete com a criação do NBB trouxe à tona a figura de atletas que já tinham idolatrias em seus clubes e construiu a figura de novos xodós da torcida brasileira em seus 13 anos de existência.
Entre os jogadores de mais destaque, o primeiro a ser eleito o jogador mais valioso da liga foi o experiente ala Marcelinho Machado. Com história vestindo a camisa do Flamengo e da Seleção Brasileira, o atleta foi o MVP da temporada regular nos dois primeiros anos da liga. Inclusive, era a estrela do time que ganhou o primeiro título, em 2008-2009.
Considerado o melhor defensor da história do NBB, o ala-armador Alex Garcia é o maior ídolo do Bauru na atualidade. Com quatro títulos do NBB – três pelo Brasília e um pelo Bauru -, o camisa 10 da franquia paulista já foi eleito o jogador defensivo do ano em nove oportunidades. Além disso, foi eleito o MVP em 2014-15.
Recordista no número de indicações ao time ideal do NBB, o ala Marquinhos é também o atleta que mais ganhou o prêmio de MVP da liga. O jogador, que atualmente está no São Paulo, foi o único a ser eleito três vezes o melhor do ano (2012-2013, 2015-2016 e 2017-2018).
O sucesso do NBB fez com que a liga brasileira voltasse a atrair jogadores estrangeiros. Assim, a partir da temporada 2013-2014, o campeonato passou a premiar o desempenho do melhor atleta não nascido no Brasil.
Dessa forma, o recordista da honraria é o ala-armador David Jackson, que já conquistou o prêmio em quatro oportunidades. Atualmente, aos 32 anos, o jogador defende as cores do Franca.
Principais diferenças entre o NBB e a NBA
Apesar de claramente inspirado no modelo da NBA, o NBB possui claras diferenças em relação à maior liga de basquete do mundo. Entre elas, estão as mais notórias, que são as mudanças nas regras da liga norte-americana em relação à forma estadunidense de disputar o jogo.
Dessa forma, as dimensões da quadra, a linha do perímetro e o tamanho do garrafão são diferentes nas duas ligas. Além disso, a quantidade de faltas para a exclusão também muda: na NBA são 6, já no Brasil e no resto do basquete FIBA, 5.
Por fim, o tempo de partida na liga tupiniquim é menor com 8 minutos de jogo a menos – 40 (4 quartos de 10 minutos) do NBB contra 48 (4 quartos de 12) para a a NBA.
O modelo de disputa também muda entre as duas ligas. Enquanto no Brasil, as 18 equipes se enfrentam em jogos de ida e volta na temporada regular, na NBA todas as 30 franquias – divididas em duas conferências com 15 – entram em quadra 82 vezes.
Além disso, após definidos os oito times – nos Estados Unidos são 8 de cada conferência – que vão para o mata-mata, na NBA a definição ocorre em séries de 7 jogos. Já no Brasil são cinco até a final, que é disputada em jogo único.
É TEMPO DE JOGO DAS ESTRELAS 2023! 🏀🌟
A cara da edição deste ano! A logo que vai representar o maior evento de entretenimento esportivo no Brasil, chega com força total para abrilhantar o Jogo das Estrelas entre os dias 13 e 19 de março, no @MinasTenisClube em BH! pic.twitter.com/5GW5VU3d99
— NBB CAIXA (@NBB) January 31, 2023