Com a saída de Gui Santos para o roster do Santa Cruz Warriors, Brasil terá apenas um representante na NBA na temporada 2022-2023
Não será dessa vez que o ala brasileiro Gui Santos atuará pelo Golden State Warriors, atuais campeões da NBA. Draftado na 22ª posição da 2ª rodada (55ª pick), o jogador atuará pela equipe da franquia na liga de desenvolvimento (G-League), o Santa Cruz Warriors.
Mesmo participando do treinamento com os jogadores que irão estrear na temporada no próximo dia 18, contra o Los Angeles Lakers, o brasileiro só voltará a entrar em quadra no dia 4 de novembro. O Santa Cruz Warriors estreia contra o Ontario Clippers, em casa, na Kaiser Permanente Arena.
“Estou trabalhando duro e muito motivado. Me adaptei bem aqui, espero corresponder às expectativas, à confiança que depositam em mim. Espero fazer uma ótima temporada e ajudar a equipe a conquistar os objetivos. Nos próximos dias, outros jogadores estão chegando para os treinos e o grupo vai ganhar mais forma”, afirmou Gui Santos.
Após o draft, o atleta brasileiro disputou a Summer League, evento preliminar da NBA que foi vencido pelo Portland Trail Blazers. Dessa forma, Gui somou 10,8 pontos, 3,3 rebotes e 1,6 assistências em 21,9 minutos de média em sete jogos disputados.
Portanto, o único brasileiro com vaga em um roster de franquia na NBA esta temporada será o armador Raulzinho Neto. O jogador irá atuar pelo Cleveland Cavaliers, em sua oitava temporada consecutiva na Liga. Anteriomente, o brasileiro também esteve no Utah Jazz, no Philadelphia 76ers e no Washington Wizards. Dessa forma, este será o menor número nas últimas 20 temporadas.