Em 18 edições da AmeriCup, os estadunidenses nunca haviam vencido uma disputa pelo terceiro lugar
No penúltimo jogo da edição 2022 da AmeriCup, no Geraldão, a seleção dos Estados Unidos fez valer seu favoritismo, buscou a virada no último quarto e bateu o Canadá na disputa da medalha de bronze por 84 a 80.
O resultado conferiu aos Estados Unidos a sua primeira medalha de bronze na AmeriCup. Anteriormente, os estadunidenses só haviam disputado a partida pelo terceiro lugar em uma oportunidade, em 2005, quando foram derrotados pela Venezuela.
Na partida deste domingo, o time dos Estados Unidos jogou atrás no placar durante quase toda a partida. Contudo, no último quarto, conseguiu ser mais efetivo na defesa de garrafão na etapa final e vencendo por 29 a 13.
O cestinha do time estadunidense foi o ala Gary Clark. Com 18 pontos e seis rebotes, o camisa 14 dos Estados Unidos foi eleito o melhor jogador da partida.
Além dele, também ultrapassaram a barreira dos dois dígitos o ala-armador Craig Sword, com 11 pontos, e o pivô Zylan Cheatham, com 16.
Enquanto isso, pelo lado canadense, o ala Abu Kigab foi o principal pontuador com 18 pontos. Os outros destaques foram os armadores Henry-Blair e Kadre Gray, combinando para 30 pontos.