Brasil é derrotado por Porto Rico no Arnão, em Santa Cruz do Sul, e vê classificação para o Mundial depender de vitória contra Estados Unidos
Não foi dessa vez. Jogando em casa e com chances de se classificar antecipadamente para o Mundial de Basquete, o Brasil é derrotado por Porto Rico por 92 a 90 e terá que vencer os Estados Unidos para garantir vaga.
O jogo começou equilibrado no 1º quarto. Com trocas de vantagens, o Brasil conseguia entregar pontuação no ataque, mas não conseguia se defender bem no garrafão contra a forte seleção portorriquenha. Assim, o jogo terminou 24 a 24 na etapa inicial.
No segundo período, quando as unidades reservas entraram em quadra, o time caribenho conseguiu imprimir mais seu ritmo de força física e jogo no garrafão. Assim, o Brasil é derrotado por Porto Rico por 20 a 28 na parcial.
Contudo, a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Gustavo de Conti, voltou com uma postura mais agressiva para o terceiro quarto e foi aos poucos cortando a diferença e reequilibrando o cenário.
A prova disso é que o último quarto voltou a ser marcado pela alternância de lideranças no placar. Na última posse de bola dos jogo, os portorriquenhos conseguiram desequilibrar o marcador que apontava o empate em 90 a 90.
Dessa forma, o Brasil é derrotado por Porto Rico por dois pontos de diferença e terá uma árdua missão para garantir a vaga no Mundial de Basquete: vencer os Estados Unidos, no domingo, às 21h10, em Santa Cruz do Sul.
Fim de jogo em Santa Cruz do Sul, com vitória de Porto Rico por 92 a 90!
O Brasil volta à quadra no domingo, às 21h10, diante dos Estados Unidos, novamente em Santa Cruz do Sul, e vai pela vitória para se classificar ao Mundial! pic.twitter.com/AykYgK26qm
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) February 24, 2023
Brasil é derrotado por Porto Rico; veja situação
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição no seu grupo com 18 pontos ganhos, empatado com México e Porto Rico, que ultrapassou os brasileiros com a vitória.
Dessa forma, diante dos Estados Unidos, que lideram o grupo e estão praticamente classificados, o time verde-amarelo precisará se recuperar da derrota e vencer para garantir a vaga entre os três primeiros da chave.
Vale lembrar o continente americano – América do Norte, do Sul e Central – tem direito a sete vagas para o Mundial. Assim, os três melhores de cada grupo e o quarto melhor colocado garantem vaga na competição, que será disputada a partir de 25 de agosto.