Outros esportes

Brasil garante uma final e dois bronzes no badminton do Pan-Americano

Fabrício/Davi brigam por ouro na tarde desta quarta A disputa do badminton nos Jogos Pan-Americanos de Santiago está chegando ao fim […]

Davi Silva e Fabrício Farias em jogo do badminton no Pan-Americano Santiago 2023

Gaspar Nóbrega/COB

Fabrício/Davi brigam por ouro na tarde desta quarta

A disputa do badminton nos Jogos Pan-Americanos de Santiago está chegando ao fim com bons resultados para o Brasil. Nesta terça-feira (24), o país garantiu uma final e duas medalhas de bronze, com os resultados da semifinal. Agora, a dupla masculina, formada pelo piauiense Fabrício Farias e pelo carioca Davi Silva seguem sonhando com o ouro.

Os jogos do badminton

O dia decisivo para o badminton brasileiro começou ainda pela manhã, com as duplas masculinas. O Fabrício Farias e o Davi Silva entraram na quadra para um jogo equilibrado contra os guatemaltecos Marroquín e Solis e venceram por 2 sets a 0. No 1º, os brasileiros demoraram a abrir vantagem, mas fecharam em 21-18. Depois, o 2º set foi mais tranquilo, com vitória por 21-16 e vaga confirmada na final.

Depois, o Brasil teve o confronto mais duro do dia, com ralis incríveis na derrota por 2 sets a 0 nas duplas femininas. As piauienses Juliana Vieira e Sânia Lima enfrentaram as estadunidenses Xu e Xu e sentiram muito o início do jogo e a boa resistência das adversárias. Assim, o 1º set terminou em derrota por 21-7. No 2º, as brasileiras começaram melhores e abriram 10-5, mas viram a reação norte-americana e perderam por 21-18.

O último jogo do dia foi nas duplas mistas, com derrota de virada por 2 sets a 1. Davi Silva e Sânia Lima entraram muito bem e abriram 12-6 sobre os estadunidenses Vinson Chiu e Jennie Gai. Mas os adversários reagiram no 16-16 e tiveram o set point antes do Brasil fechar em 22-20. Os norte-americanos começaram melhor no 2º set e conseguiram abrir no final para vencer por 21-16 e empatar o jogo. O set final foi ditado pelo equilíbrio, mas escapou já na reta final, com vitória dos Estados Unidos por 21-16.

Davi Silva e Fabrício Farias em jogo do badminton no Pan-Americano Santiago 2023
Davi e Fabrício vão à final do badminton nas duplas masculinas – Wender Roberto/COB

O badminton no Pan-Americano

No badminton não há disputa pela medalha de bronze, o que já garante o pódio para todas as duplas derrotadas nesta terça-feira. Além das disputas por duplas, também há a competição individual, mas o Brasil teve seus últimos competidores caindo ainda na fase de oitavas de final.

As finais acontecem nesta quarta-feira (25). As primeiras decisões serão na sessão da manhã, que começa às 9h30, com as duplas masculinas, seguidas pelas duplas femininas. À tarde, na sessão das 15h, acontecem as finais individual masculina, individual feminina e duplas mistas, nessa ordem.

Juliana Vieira em jogo do badminton no Pan-Americano Santiago 2023
Juliana Vieira encerrou participação no badminton pan-americano com um bronze nas duplas – Gaspar Nóbrega/COB

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’