Automobilismo

Tessaro é campeão da F4 Brasil em dia de 1º pódio feminino da história

Vinicius Tessaro e Luca Zucchini venceram as duas corridas do sábado A 2ª temporada F4 Brasil só termina neste domingo (17), […]

Vinicius Tessaro com taça após prova da F4 Brasil

Divulgação/Stock Car

Vinicius Tessaro e Luca Zucchini venceram as duas corridas do sábado

A 2ª temporada F4 Brasil só termina neste domingo (17), mas já temos um campeão. Vencedor da 1ª prova do dia e sem concluir a 2ª, Vinicius Tessaro já não pode mais ser ultrapassado no campeonato, garantindo o título. Além disso, o sábado registrou outra marca importante, com Rafa Ferreira se tornando a 1ª mulher a chegar ao pódio na história da Fórmula 4 Brasil.

O título de Vinícius Tessaro e o pódio de Rafa Ferreira

A definição do campeonato foi de uma maneira improvável. Um acidente logo no início da prova tirou Vinicius Tessaro da 2ª corrida, mas isso não foi o suficiente para atrapalhar o piloto de 16 anos, que vinha de vitória na 1ª corrida do dia. Nessa prova, ele foi seguido por Luan Lopes e Fefo Barrichello, com Álvaro Cho e Nelson Neto fechando o top-5.

Com a inversão do grid, Tessaro largou em 8º na 2ª corrida, mas não passou muito tempo por lá. Logo no S do Senna, o jovem sofreu um toque, quebrou a suspensão e abandonou a corrida. Assim, ele voltou para os boxes e ficou na torcida. Bastava Matheus Comparatto não vencer para Vinicius faturar o título da F4 Brasil.

E assim aconteceu. Comparatto terminou em 4º, atrás do pódio formado por Lucca Zucchini, vencendo pela 1ª vez na categoria; Augusto Cho, que largou em 5º e brigou pela vitória; e Rafa Ferreira, que largou em 2º e se defendeu bem para garantir o 1º pódio feminino da história da F4 Brasil – isso pouco mais de um mês depois da inédita pole de Cecília Rabelo.

Com o título garantido, Tessaro relembrou o caminho até a vitória na F4 Brasil. “Foi uma temporada de altos e baixos, começamos muito bem, com duas vitórias em Interlagos e no meio da temporada tivemos problemas e conseguimos chegar na última etapa com uma vantagem confortável. Venci a primeira corrida e consegui aumentar a vantagem. Na última corrida de hoje tomei um toque que me tirou da prova, mas conseguimos conquistar o título com a vitória do Lucca”.

Rafaela Ferreira também comemorou o seu pódio histórico: “Foi uma sensação de superação. Todo o trabalho que tivemos desde o começo da temporada, superamos diversos problemas e esse resultado mostra que foi um trabalho muito bem feito. Estava com um bom ritmo, melhor do que o do Matheus na relargada, consegui passar ele na relargada e mesmo sem o safety acredito que teríamos chances disso. Feliz com o resultado, primeira mulher a subir no pódio e vencer na categoria Rookie”.

Pódio da F4 Brasil 2023 em Interlagos com Lucca Zicchini, Augusto Cho e Rafaela Ferreira
Zucchini, Cho e Ferreira compuseram o pódio da 2ª corrida – Divulgação/Vicar

A F4 Brasil

Está é a 2ª temporada da F4 Brasil. A categoria estreou em 2022, com título para Pedro Clerot, que correu está temporada na Espanha. Agora, Vinicius Tessaro se junta à ainda curta lista e já deve fazer sua entrada nas pistas europeias na próxima temporada. Mas, antes disso, ele e todo o grid fazem a última corrida do ano neste domingo (17), às 9h40, para 25 minutos mais uma volta.

O título dos rookies também já está definido. Ficou com Matheus Comparatto, que, mesmo sem o título da categoria, que já era bastante improvável, sai com a cabeça erguida de sua temporada de estreia, já que ainda garantiu a pole da última etapa do ano.

Vinicius Tessaro comemora após vitória em Interlagos na F4 Brasil
Vinicius Tessaro é o 2º campeão da história da F4 Brasil – Divulgação/Vicar

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Automobilismo

1

Automobilismo

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Automobilismo

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Automobilismo

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Automobilismo

F1: acertado com a Ferrari para 2025, Lewis Hamilton destaca motivação em temporada de despedida na Mercedes

5

Automobilismo

F1: Alex Albon fica na Williams para 2025, garante chefe de equipe