Automobilismo

Stock Car: Campeão da categoria de acesso puxará fila na última etapa da temporada

Título da base será definido apenas 2h antes da decisão da Stock principal O último fim de semana da Stock Car […]

Duda Barrios/Stock Car

Título da base será definido apenas 2h antes da decisão da Stock principal

O último fim de semana da Stock Car Pro Series terá uma novidade especial. Nesta segunda-feira (11), a Vicar, promotora dos dois torneios, anunciou que o campeão da Stock Series, categoria de acesso da principal disputa do automobilismo nacional, vai ter uma participação na corrida deste domingo (17), em Interlagos. Além disso, o campeão receberá uma bolsa de R$ 2,5 milhões para financiar sua participação no campeonato principal na temporada 2024.

Um carro a mais no grid da Stock Car

O dia será de muita emoção para o campeão da Stock Series. A categoria terá a última corrida do ano na manhã do domingo, com largadas às 10h55 e 11h35. Assim, o carro que comemorar o título terá pouco mais de 2h para se alinhar no grid novamente e puxar a fila para a corrida principal.

O campeão da Stock Series tem uma vaga garantida na categoria de cima no ano que vem, mas já vai fazer essa estreia de forma simbólica nesta última corrida do ano. Ele alinhará na frente do pelotão e vai puxar a fila na volta de apresentação, antes da largada oficial da última corrida da temporada 2023 da Stock Car.

A categoria tratou isso como uma iniciativa inédita no automobilismo nacional, visando “valorizar o esforço e o talento da nova geração”. Quanto ao aporte financeiro de R$ 2,5 milhão sobre o jovem campeão, a Stock Car garantiu o maior prêmio da história do automobilismo nacional. Esse valor recorde já tinha sido anunciado após a 8ª etapa da temporada adulta, em Nova Santa Rita-RS, em setembro.

Lugar simbólico para o campeão da Stock Series na Stock Car 2023
Stock Car já serparou lugar simbólico para o campeão da Series – Magnus Torquato/Stock Car

A temporada 2023 da Stock Series

A disputa pelo título (e pelo prêmio milionário) será definida na 8ª e última etapa da competição entre os jovens. Serão dois treinos livres na sexta-feira (16) e um no sábado (17), antes da classificação, marcada para as 11h50. A 1ª corrida do fim de semana ainda será no sábado, às 13h45. Por fim, no domingo, novas corridas às 10h55 e 11h35.

A disputa pelo título envolve três pilotos. O paranaense Zezinho Muggiati lidera a disputa, com 349 pontos, seguido por dois gaúchos: Gabriel Robe (330) e Arthur Gama (275). O vice-líder é o mais experiente: com 26 anos e um título na categoria, em 2017. O último, por sua vez, pe o mais jovem, com apenas 18 anos, vivendo sua 1ª temporada na Stock Series.

Zezinho Mugiatti, Gabriel Robe e Arthur Gama em pódio da Stock Series
Zezinho Mugiatti, Gabriel Robe e Arthur Gama brigam pelo título da Stock Series – Magnus Torquato/Stock Car

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Automobilismo

1

Automobilismo

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Automobilismo

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Automobilismo

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Automobilismo

F1: acertado com a Ferrari para 2025, Lewis Hamilton destaca motivação em temporada de despedida na Mercedes

5

Automobilismo

F1: Alex Albon fica na Williams para 2025, garante chefe de equipe