Automobilismo

Stock Car apresenta novidades e lança SUV como novo carro para 2025

Categoria passará de duas para quatro montadoras Chegou o fim de semana decisivo da temporada 2023 da Stock Car Pro Series, […]

Categoria passará de duas para quatro montadoras

Chegou o fim de semana decisivo da temporada 2023 da Stock Car Pro Series, mas a categoria já está com uma visão a longo prazo. Nesta quinta-feira (14), a Stock divulgou os novos carros da categoria a partir de 2025 e a principal novidade é que o carro não serão mais sedãs, com os modelos sendo trocados por um SUV e com a entrada de duas novas montadoras.

O novo carro da Stock Car

O lançamento aconteceu em um evento para equipes, pilotos, patrocinadores e imprensa no Autódromo de Interlagos, que receberá as corridas decisivas neste domingo (17), encerrando um fim de semana de muita velocidade em São Paulo. Assim, esse foi o 1º contato do novo modelo da categoria até para boa parte do público interno.

Ainda não há nenhum protótipo dos novos modelos, que estão em fase final de desenvolvimento da carroceria, segundo o CEO da Stock Car, Fernando Julianelli. Muita coisa, porém, já está definida, com toda a parte de aerodinâmica e balanço sendo similar entre todos os carros. Em comparação ao modelo atual, o novo carro ganha em visibilidade e resfriamento. O modelo real deve ser apresentado em junho de 2024, já com testes em pista com as equipes.

A outra principal novidade é a ampliação no número de montadoras. Hoje a Stock Car tem apenas carros da Toyota e da Chevrolet, mas, a partir de 2025, duas novas montadoras vão integrar o grid da categoria. Assim, serão oito carros para cada uma das quatro empresas (número visto como límite) – e a escolha de qual equipe usará qual construtora passará pela Vicar, promotora da Stock.

Mas o nome das novas parceiras não foi anunciado, algo que só deve acontecer no início da próxima temporada – possivelmente na 1ª etapa do ano disputada em Interlagos, marcada para abril. Os contratos, porém, já estão assinados, com as empresas já envolvidas nesse planejamento dos novos carros.

CEO da Stock Car, Fernando Julianelli, em apresentação de novo carro da Stock Car
Fernando Julianelli explicou as novidades – Vítor Aguiar/Jogo Hoje

A Stock Car 2025

Na visão de Julianelli, essa entrada dos SUVs representa uma boa entrada da Stock Car na vanguarda do mercado. A escolha passa diretamente pelo crescimento do mercado de SUVs no Brasil, enquanto os sedãs vem em queda nas vendas e com menos montadoras trabalhando com esses modelos.

A tiragem inicial do novo modelo será de 60 carros, mas com possibilidade de ampliação desse total para pensar em um franqueamento no futuro. “Da mesma forma que eu fui na Itália, comprei os carros na Tatuus, quem sabe uma Vicar da Austrália não chega querendo promover uma Stock lá com esse carro”, explicou Julianelli.

Um dos nomes mais estrelados da categoria, o ex-Fórmula 1 Nelsinho Piquet, comemorou as novidades e comparou com o que a F1 vem fazendo: “Estão tentando buscar o máximo de desenvolvimento e tecnologia para que fique cada vez mais difícil as equipes encontrarem um ajuste diferente da outra”.

 

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Automobilismo

1

Automobilismo

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Automobilismo

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Automobilismo

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Automobilismo

F1: acertado com a Ferrari para 2025, Lewis Hamilton destaca motivação em temporada de despedida na Mercedes

5

Automobilismo

F1: Alex Albon fica na Williams para 2025, garante chefe de equipe