
Divulgação/F1
Esta é a 1ª dobradinha da Red Bull no campeonato de pilotos
O GP de Las Vegas, na madrugada deste domingo (19) definiu mais três posições finais na classificação final da Fórmula 1. Com o pódio nos EUA, Sergio Pérez encerrará o ano como vice-campeão pela 1ª vez. O mexicano só estará atrás de seu companheiro de equipe, Max Verstappen, na 1ª dobradinha da história da Red Bull. Também já há definição matemática das posições de Lewis Hamilton, 3º, e George Russell, 8º.
What a great comeback! We were close to winning, but we had too much downforce which reduced our top speed. Great job by Max and Charles. I’m very happy to have secured the runner-up spot after such a tough season.
This is a historic result for the team, the first 1-2 finish in… pic.twitter.com/Ze8IIaNBeK
— Sergio Pérez (@SChecoPerez) November 19, 2023
O vice-campeonato de Sergio Pérez
No GP de Las Vegas, Sergio Pérez chegou a liderar e parecia se encaminhar para a vitória, mas teve dificuldades para se defender de Charles Leclerc e acabou sendo ultrapassado pelo monegasco em duas oportunidades – uma delas na última volta. Assim, foi a 2ª corrida seguida com o mexicano perdendo posição na volta final.
No GP de São Paulo, Pérez já tinha perdido um lugar no pódio com uma ultrapassagem nas últimas curvas, ficando atrás de Fernando Alonso. Assim, o mexicano terminou em 3º, mas foi o suficiente. Na disputa pelo vice-campeonato, Lewis Hamilton sofreu um furo de pneu após um toque com Oscar Piastri e teve que fazer uma volta inteira com um pneu furado.
Assim, o britânico da Mercedes acabou despencando na classificação e cruzou a linha de chegada apenas na 7ª colocação. Com esses resultados, a vantagem mexicana na vice-liderança subiu para 41 pontos, com 273 para Pérez e 232 para Hamilton. Como só restam mais 26 pontos em disputa, no GP de Abu Dhabi, não há como Lewis passá-lo.
Com a confirmação do vice, Pérez comemorou nas redes sociais: “Que grande recuperação! Estivemos muito perto de vencer, mas tínhamos muito downforce, o que reduziu nossa velocidade máxima. Ótimo trabalho por Max e Charles. Fico feliz em confirmar o vice-campeonato depois de uma temporada tão dura”.
Ele continuou: “Esse é um resultado histórico para a equipe, a primeira dobradinha na nossa história. Muito merecido por todo o trabalho duro de todo mundo na pista e em Milton Keynes. Aos fãs e à minha família, obrigado por todo o apoio.

A Fórmula 1 2023
Olhando para baixo, Hamilton também não tem mais riscos. Ele tem 32 pontos sobre os espanhóis Carlos Sainz Jr. e Fernando Alonso, ambos com 200. A dupla disputa posições com Lando Norris, com 195, e Charles Leclerc, que se aproximou dessa disputa, com 188 pontos. Assim, a decisão dessas posições vai as 10h do próximo domingo (26).
O GP de Abu Dhabi também vai definir a situação do campeonato de construtores, que já foi vencido pela Red Bull, que comemorou essa dobradinha inédita de pilotos. Mas a briga pelo vice-campeonato, que vale muito dinheiro, está com Mercedes (192) e Ferrari (188) separadas por apenas quatro pontos. McLaren e Aston Martin, separadas por 11, também brigam, pela 4ª colocação.

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje