Piloto retorna à ABT após dois anos
Uma parceria de muito sucesso está retomada na Fórmula E. Oo piloto brasileiro Lucas Di Grassi foi anunciado nesta sexta-feira (29) como novo piloto da ABT Cupra para a temporada 2023-24. Di Grassi passou dois anos longe da ABT, mas retorna à equipe pela qual foi campeão da categoria, em 2016-17.
DI GRASSI MAKES HIS MOVE ⚡️@LucasdiGrassi returns to @abtmotorsport to race alongside @nico_mueller in Season 10 👏
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) September 29, 2023
Lucas Di Grassi na ABT Cupra
O anúncio do retorno de Lucas Di Grassi à ABT Cupra veio após a definição da saída do brasileiro da Mahindra Racing, anunciada também nesta semana. A equipe indiana terá uma dupla renovada, formada por Edoardo Mortara e Nyck de Vries. Na ABT Cupra, Lucas correrá ao lado do suíço Nico Müller.
O novo companheiro de equipe de Di Grassi estreou na equipe na última temporada e marcou apenas 15 pontos, ficando em 19º na temporada 2022-23. O brasileiro, por sua vez, fez 32 pontos e ficou em 15º no Mundial de Pilotos, sua pior classificação em nove temporadas na Fórmula E.
Equipe acostumada com o pódio nas primeiras temporadas da categoria, a ABT encerrou a parceria com a Audi antes do início da última temporada, que também marcou a estreia do novo regulamento de carros na categoria de elétricos. Mas o time não se adaptou bem no ano de largada e ficou na última colocação no campeonato de construtores.
Lucas Di Grassi comemorou o retorno à equipe alemã. “É ótimo estar de volta à ABT. Não só ganhei dois títulos (pilotos e construtores) com a quipe, mas também tenho intermináveis memórias de todas as pessoas quem trabalham com tanta paixão. Eu não poderia estar mais animado em voltar após dois anos. Juntos, nós vamos dar o nosso melhor para voltar, passo a passo, aos resultados que o time todo merece”.
Chefe da equipe, Thomas Biermaier falou sobre o retorno do brasileiro. “Nós sabemos do grande desafio que é enfrentar equipes internacionais sendo uma equipe cliente. É por isso que a experiência, o know-how técnico e a paixão pelo projeto contam mais que tudo para nós. Com Lucas, nós temos o homem perfeito a cargo do nosso futuro”.
A carreira de Lucas Di Grassi
O brasileiro foi um dos nomes de grande destaque da base da Fórmula 1 no fim dos anos 2000, conseguindo um vice-campeonato e duas terceiras colocações na GP2, atual Fórmula 2. Assim, ele foi para a Fórmula 1 em 2010, mas não pontuou em sua temporada de estreia, pela Virgin, e nunca mais voltou à categoria.
Nos anos seguintes, Lucas Di Grassi virou piloto de testes da Pirelli e disputou competições como o Mundial de Endurance, no qual foi vice em 2016, e as 24h de Le Mans, nas quais foi vice em 2014. A estreia na Fórmula E veio logo na primeira temporada da categoria de elétricos, em 2014-15.
Pela Audi ABT, ele foi 3º naquele ano e vice no ano seguinte. Na temporada 2016-17, Lucas Di Grassi conseguiu o título da Fórmula E, voltando a ser vice-campeão na temporada 2017-18 e terceiro no ano seguinte. Nas últimas duas temporadas, ele correu por Venturi e Mahindra. Ao todo, ele soma 113 corridas, com 13 vitórias, 40 pódios, 12 voltas mais rápidas e 1041 pontos somados, sendo recordista em todos esses.
Mais notícias e informações quentinhas sobre automobilismo e outros esportes você vê no Jogo Hoje