Jovem foi o 1º brasileiro a vencer a F3
O automobilismo brasileiro amanheceu com uma boa notícia. O piloto Gabriel Bortoleto, atual campeão da Fórmula 3, é o novo integrante da academia de pilotos da McLaren. Assim, o brasileiro deve ter um caminho mais aberto para chegar até a Fórmula 1 na sequência da sua carreira.
Adding a champion to the roster! 🏆🧡
We are excited to welcome the current FIA Formula 3 Champion, Gabriel Bortoleto to the McLaren family as part of our Driver Development programme.
Read more. 👇
— McLaren (@McLarenF1) October 5, 2023
Gabriel Bortoleto na McLaren
Com essa confirmação Gabriel Bortoleto se junta a uma lista que tem nomes como Enzo Fittipaldi, da academia Red Bull; Pietro Fittipaldi, piloto reserva da Haas; e Felipe Drugovich, piloto reserva, de testes e de desenvolvimento da Aston Martin. Esse último, inclusive, é candidato a uma vaga na William para se tornar piloto titular em 2024.
No caso de Bortoleto, a chegada à McLaren representa uma oportunidade de desenvolvimento para o jovem de 18 anos com toda a estrutura do tradicional time de Woking, que já teve três brasileiros como pilotos titulares: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, sendo a equipe do 2º título de Emmo e dos três de Senna.
O anúncio da contratação do brasileiro veio nesta manhã de quinta-feira (5), juntando Gabriel Bortoleto a um time que já tem o mexicano Pato O’Ward, de 24 anos, da Fórmula Indy; o japonês Ryo Hirakawa, de 29 anos, reserva da equipe para 2024; e o estadunidense Ugo Ugochukwu, de 16 anos, da Fórmula 4 Italiana.
Com contrato assinado, Gabriel Bortoleto comemorou a oportunidade com os papayas. “Estou animado em me juntar ao programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren. Fico grato à McLaren e ao Emanuele (Pirro, diretor da academia) por me dar essa oportunidade. Eu já estive em Woking para um tour e para conhecer a equipe, o que foi uma ótima experiência. Quero poder continuar trabalhando no meu desenvolvimento junto a esta grande equipe”.
A carreira de Gabriel Bortoleto
Com apenas 18 anos, Gabriel Bortoleto teve uma grande trajetória no kart brasileiro e europeu e está trabalhando com monopostos desde 2020. Assim, ele participou de campeonatos como a F4 Italiana, a Fórmula Regional Europeia (Freca) e a Fórmula Regional Asiática, mas esse é o seu 1º título em carros de fórmula.
Pupilo de Fernando Alonso e apoiado pelo BRB, Gabriel Bortoleto tem caminho aberto para a Fórmula 2 no próximo ano e, em caso de boa participação no ano de estreia, deve também despontar como nome forte para uma vaga na F1, seja na McLaren ou em outra equipe.
Gabriel foi o 1º brasileiro a conquistar o título da Fórmula 3. A definição veio no último GP da Itália, justamente o mesmo palco do título de Felipe Drugovich, 1º brasileiro a vencer a Fórmula 2, no ano passado. Antes, em 1972, Monza também foi o circuito no qual Emerson Fittipaldi conquistou o 1º título do país na Fórmula 1.
Mais notícias e informações quentinhas sobre automobilismo e outros esportes você vê no Jogo Hoje