Automobilismo

Fórmula 1 confirma seis corridas sprint em 2024, com retorno ao Brasil

Formato das sprints também deve ser alterado A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (5) os destinos das corridas sprint na temporada […]

Largada da corrida sprint da Fórmula 1 no GP dos Estados Unidos

Divulgação/F1

Formato das sprints também deve ser alterado

Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (5) os destinos das corridas sprint na temporada 2024, com retorno para o Brasil, que receberá a disputa pela 4ª vez. Assim como neste ano, serão seis etapas com a disputa da corrida reduzia no sábado e a expectativa, inclusive, é de nova mudança no formato dos fins de semana com sprint.

As sprints de 20024

Ao todo, serão seis corridas sprint nesta nova temporada, mantendo o número de 2023. Quatro delas, inclusive, serão nas mesmas etapas: GP da Áustria (Red Bull Ring), GP dos Estados Unidos (Circuito das Américas), GP de São Paulo (Interlagos) e GP do Qatar (Lusail). Mas há duas substituições, saem as corridas de Azerbaijão e Bélgica para as entradas e China e Miami.

Apesar da manutenção brasileira, Interlagos não terá mais a última da temporada, como aconteceu nos últimos três anos. Isso porque a prova de São Paulo será no dia 2 de novembro, enquanto a do Catar acontece no dia 30. A prova catari foi transferida para o encerramento do ano, sendo a penúltima etapa, antes apenas do GP de Abu Dhabi.

O Brasil segue como o único país com 100% de presença nas corridas sprints. Desde que o modelo foi implantado, em 2021, sempre houve uma corrida assim no país. A etapa austríaca também já é tradicional, tendo ficado de fora apenas do ano de estreia. EUA e Qatar estrearam neste ano, quando houve a ampliação no número de corridas e na pontuação.

Max Verstappen comemora vitória no GP de Abu Dhabi 2023 da Fórmula 1
Max Verstappen venceu sete das 12 sprints já disputadas – Divulgação/F1

As novidades nas sprints

Ainda não há uma definição sobre como acontecerão as corridas sprints na nova temporada, mas a forte tendência de mudança já vem movimentando os bastidores há algumas semanas. Mas a oficialização não deve sair tão cedo. Neste ano, por exemplo, a definição só veio após o início da temporada.

Nesta temporada, esse formato parou de ter relação com o grid do grande prêmio realizado no domingo e teve pontuação ampliada, valendo oito pontos para o vencedor, sete para o 2º e assim por diante até o 8º colocado. Não há expectativa de mudanças nessas regras, mas outras coisas devem ter alterações estudadas, como a duração das corridas e a distribuição dos eventos no fim de semana.

Novo formato das Sprints: Carros da Fórmula 1 largam na corrida Sprint do GP da Inglaterra 2022, em Silverstone
Formato tem corridas mais curtas, em volta de 100km por prova – Divulgação/F1

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Automobilismo

1

Automobilismo

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Automobilismo

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

3

Automobilismo

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Automobilismo

F1: acertado com a Ferrari para 2025, Lewis Hamilton destaca motivação em temporada de despedida na Mercedes

5

Automobilismo

F1: Alex Albon fica na Williams para 2025, garante chefe de equipe