Pilota faz parte da academia da Ferrari
O Brasil estará representado na F1 Academy pela 1ª vez em 2024. Nesta quinta-feira, a Ferrari anunciou que sua pilota Aurelia Nobels vai fazer parte da categoria de base que estreou nesta temporada para inserir jovens meninas no caminho à Fórmula 1.
Aurelia Nobels na F1 Academy
Nascida nos Estados Unidos, filha de pais belgas e criada no Brasil, Aurelia Nobels tem 16 anos e já competiu sob a bandeira da Bélgica, antes de adotar a bandeira brasileira. Em 2022, ela foi venceu o Girls on Track, projeto desenvolvido pela FIA para jovens meninas no automobilismo, com isso se tornou parte da academia de pilotos da Ferrari.
Também no ano passado, a pilota competiu na Fórmula 4 do Brasil, que fazia sua estreia naquela temporada. Ela também fez corridas na Dinamarca e na Espanha, antes de entrar para o grid definitivo da F4 Italiana, em 2023, terminando na 26ª colocação. Agora, ela vai para o maior desafio da sua carreira, em uma nova categoria que caminha para uma temporada ainda mais importante que a sua estreia.
Em 2023, o título da F1 Academy ficou com a espanhola Marta García. Mas apesar dos apoios da FIA e da Fórmula 1, as corridas só começaram a ser transmitidas na reta final da temporada e o calendário não coincidiu com o da F1. Em 2024, isso muda, com toda a temporada televisionada e corridas como categoria de suporte à Fórmula 1.
A principal novidade, porém, é que cada uma das 10 equipes do grid da F1 vão apoiar uma pilota na competição, com a pintura no carro e tudo. Além da brasileira, outro nome da Academia da Ferrari na F1 Academy será a holandesa Maya Weug. Assim, a expectativa é que uma corra com a pintura da Ferrari e outra com a da Haas. Mas isso ainda não foi oficializado, nem as equipes pelas quais elas correrão.
Também já foram anunciadas a suíça Tina Hausmann (Aston Martin), a britânica Abbi Pulling (Alpine), a filipina Bianca Bustamante (McLaren) e a estadunidense Lia Block (Williams). Ao todo, serão 15 pilotas, com trios entre cinco equipes: Prema, MP, Rodin Carlin, ART e Campos.
Rafa Câmara
Além da manutenção de Aurelia Nobels, a Ferrari também anunciou a permanência de mais um brasileiro na sua academia de pilotos. O pernambucano Rafael Câmara, de 18 anos, terminou a última temporada na 5ª colocação da Fórmula Regional Europeia (Freca), categoria na qual seguirá na temporada 2024, novamente na equipe Prema.
Ele faz parte da Ferrari Academy desde o fim de 2021 e continuará por mais uma temporada no programa de desenvolvimento de pilotos da escuderia italiana. Além dele, outro brasileiro confirmado na Freca é Pedro Clerot, campeão da F4 Brasil em 2022 e 6º na espanhola neste ano. Ainda há mais vagas em aberto e nomes como Emmo Fittipaldi e Fefo Barrichello também podem entrar na disputa.
Além de Rafael Câmara e Aurelia Nobels, a composição da Academia da Ferrari em 2024 terá o britânico Ollie Bearman (F2), o sueco Dino Beganovic (F3), o finlandês Tuukka Taponen (Freca) e a neerlandesa Maya Weug (F1 Academy). Enquanto isso, o monegasco Arthur Leclerc e o australiano James Wharton deixaram o grupo.
NEWS | 🇮🇹 This is the 2024 FDA lineup!
🇬🇧 @OllieBearman (F2)
🇸🇪 @DinoBeganovic4 (F3)
🇧🇷 #RafaelCamara (FRECA)
🇫🇮 #TuukkaTaponen (FRECA)
🇧🇷 @aurelianobels (F1 Academy)
🇳🇱 @WeugMaya (F1 Academy)FDA parts with Wharton and A. Leclerc. Leclerc stays ‘part of the Ferrari family’.
— Feeder Series (@feeder_series) December 21, 2023
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje