Sérvio enfrenta Sinner, que o venceu na estreia
A final do ATP Finals terá gosto de revanche para Novak Djokovic. Neste sábado, o melhor tenista da temporada dominou e venceu Carlos Alcaraz na semifinal, carimbando o passaporte para a grande decisão, no domingo, contra Jannik Sinner, que o venceu na estreia.
NOVAK. DJOKOVIC. @DjokerNole | #NittoATPFinals pic.twitter.com/daUY8787Pi
— ATP Tour (@atptour) November 18, 2023
Djokovic x Alcaraz
O jogo deste sábado era um tira-teima. Com duas vitórias para cada lado em 2023, Novak Djokovic e Carlos Alcaraz se encontraram para um último embate entre o 1º e o 2º do ranking da ATP nesta temporada. Melhor para o líder. O sérvio não tomou conhecimento do espanhol e dominou o jogo de ponta a ponta, garantindo a vitória por sets seguidos, com parciais de 6-3/6-2.
Na quadra de Turim, Novak, que perigou sequer chegar ao mata-mata, mostrou mais uma partida do seu mais alto nível técnico. Mesmo contra um forte adversário que encaixou boas sequências no jogo, Djokovic conseguiu segurar o ritmo e não deu oportunidades para o prodígio espanhol buscar uma recuperação.
A final do ATP Finals
Agora, Novak Djokovic vai tentar fazer história mais uma vez. Campeão do ATP Finals em 2008, entre 2012 e 2015 e no ano passado, ele tem os mesmos seis títulos de Roger Federer, mas quer se isolar como maior campeão do torneio que encerra a temporada do tênis profissional masculino desde 1970.
Para isso, ele enfrenta o italiano Jannik Sinner na decisão. Mas o jogo tem sabor de revanche. Isso porque o jovem de 22 anos venceu o multicampeão na estreia do ATP Finals por 2 sets a 1 e vai tentar repetir o feito, nesta que será a sua 1ª final no torneio, após vencer Daniil Medvedev.
Esta será a quarta vez que Djoko enfrenta um “estreante” na final, tendo garantido os títulos sobre Nikolay Davydenko (2008) e Casper Rudd (2022), mas perdido para Andy Murray (2016) e Alexander Zverev (2018). A favor de Sinner, há o fato de que cinco dos últimos sete títulos ficaram com um tenista em sua 1ª final. Além dessas conquistas de Murray e Zverev, vitórias para Dimitrov (2017), Tsitsipas (2019) e Medvedev (2020).
No confronto direto, Novak Djokovic e Jannik Sinner já se enfrentaram em quatro oportunidades, com três vitórias sérvias e apenas uma italiana – justamente a do ATP Finals. Além desse último jogo, eles só fizeram outro confronto neste ano, com vitória do líder do ranking na semifinal de Wimbledon.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje