Sérvio enfrenta Sinner, que o venceu na estreia
A final do ATP Finals terá gosto de revanche para Novak Djokovic. Neste sábado, o melhor tenista da temporada dominou e venceu Carlos Alcaraz na semifinal, carimbando o passaporte para a grande decisão, no domingo, contra Jannik Sinner, que o venceu na estreia.
NOVAK. DJOKOVIC. @DjokerNole | #NittoATPFinals pic.twitter.com/daUY8787Pi
— ATP Tour (@atptour) November 18, 2023
Djokovic x Alcaraz
O jogo deste sábado era um tira-teima. Com duas vitórias para cada lado em 2023, Novak Djokovic e Carlos Alcaraz se encontraram para um último embate entre o 1º e o 2º do ranking da ATP nesta temporada. Melhor para o líder. O sérvio não tomou conhecimento do espanhol e dominou o jogo de ponta a ponta, garantindo a vitória por sets seguidos, com parciais de 6-3/6-2.
Na quadra de Turim, Novak, que perigou sequer chegar ao mata-mata, mostrou mais uma partida do seu mais alto nível técnico. Mesmo contra um forte adversário que encaixou boas sequências no jogo, Djokovic conseguiu segurar o ritmo e não deu oportunidades para o prodígio espanhol buscar uma recuperação.

Novak Djokovic venceu a 3ª partida seguida no ATP Finals e garantiu vaga na sua 9ª final – Divulgação/ATP
A final do ATP Finals
Agora, Novak Djokovic vai tentar fazer história mais uma vez. Campeão do ATP Finals em 2008, entre 2012 e 2015 e no ano passado, ele tem os mesmos seis títulos de Roger Federer, mas quer se isolar como maior campeão do torneio que encerra a temporada do tênis profissional masculino desde 1970.
Para isso, ele enfrenta o italiano Jannik Sinner na decisão. Mas o jogo tem sabor de revanche. Isso porque o jovem de 22 anos venceu o multicampeão na estreia do ATP Finals por 2 sets a 1 e vai tentar repetir o feito, nesta que será a sua 1ª final no torneio, após vencer Daniil Medvedev.
Esta será a quarta vez que Djoko enfrenta um “estreante” na final, tendo garantido os títulos sobre Nikolay Davydenko (2008) e Casper Rudd (2022), mas perdido para Andy Murray (2016) e Alexander Zverev (2018). A favor de Sinner, há o fato de que cinco dos últimos sete títulos ficaram com um tenista em sua 1ª final. Além dessas conquistas de Murray e Zverev, vitórias para Dimitrov (2017), Tsitsipas (2019) e Medvedev (2020).
No confronto direto, Novak Djokovic e Jannik Sinner já se enfrentaram em quatro oportunidades, com três vitórias sérvias e apenas uma italiana – justamente a do ATP Finals. Além desse último jogo, eles só fizeram outro confronto neste ano, com vitória do líder do ranking na semifinal de Wimbledon.

Jannik Sinner venceu todos os quatro jogos até aqui e chega embalado para brigar por título inédito – Divulgação/ATP
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje
