Outros esportes

No 1º dia do atletismo, Brasil consegue dobradinha surpreendente e pratas no salto e no revezamento

Sete velocistas brasileiros também garantiram vaga na final O Brasil conseguiu bons resultados no 1º dia do atletismo nos Jogos Pan-Americanos […]

Izabela Rodrigues e Andressa Morais, do atletismo, com bandeira do Brasil no Pan-Americano Santiago 2023

Alexandre Loureiro/COB

Sete velocistas brasileiros também garantiram vaga na final

O Brasil conseguiu bons resultados no 1º dia do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A 1ª prova do Estádio Nacional terminou com uma surpreendente dobradinha brasileira no lançamento do disco: ouro para Izabela Rodrigues e prata para Andressa Morais. No salto em distância, Eliane Martins também ficou com a prata, assim como o revezamento 4x400m misto. Além disso, o país também garantiu classificação para sete finais nas provas de velocidade.

Izabela Rodrigues e Andressa Morais, do atletismo, com medalhas no Pan-Americano Santiago 2023
1ª prova do atletismo no Estádio Nacional teve dobradinha brasileira – Wagner do Carmo/CBAt

As finais do atletismo

A 1ª prova do atletismo no estádio já foi uma surpreendente dobradinha brasileira. No lançamento do disco, a paulista Izabela Rodrigues conseguiu lançar a 59.63m na sua 1ª tentativa e chegou muito perto de aumentar a marca por duas vezes. Mas não precisou, o ouro já era dela, pouco à frente da paraibana Andressa Morais, que alcançou 59.29m no 4º lançamento. O bronze foi da jamaicana Samantha Hill (59.14m).

E também veio medalha para o Brasil no salto em distância. Eliane Martins saltou para 6.49s logo em sua 1ª tentativa e se lesionou no 4º dos seis saltos, mas já era o suficiente para a prata. O ouro foi de Natalia Linares, da Colômbia, com 6.66m, enquanto Tiffany Flynn ficou com o bronze, com 6.40m. Medalhista mundial, a brasileira Letícia Oro não conseguiu um bom salto e ficou em 6º, com 6.19m.

Na disputa masculina do lançamento do disco, o Brasil não teve a mesma sorte. Lucas Nervi, do Chile, levou o ouro com 63.39m, seguido pelo colombiano Mauricio Ortega (61.86m) e pelo jamaicano Fedrick Dacres (61.25m). O brasileiro Alan de Falchi terminou em 10º, com 53.34m. Os 10.000m femininos não tiveram Brasil na disputa. O ouro foi de Luz Llanco, do Peru (33:12.99), seguida por Laura Galvan, dos México (33:15.85), e Ednah Kurgat, dos EUA (33:16.61).

A última prova do dia foi o revezamento 4×400 misto. O time brasileiro foi escalado com Douglas Hernandes, Letícia Nonato, Lucas Conceição e Tiffani Domingos e garantiu a prata, cruzando a linha de chegada com 3:18.55. O ouro foi dominicano, com 3:16.05, enquanto os EUA fecharam o pódio com 3:14.41.

Semifinais do atletismo e decatlo

Nos 400m rasos femininos, apenas oito velocistas conseguiram concluir a prova e, assim, todas estão classificadas à final, incluindo as brasileiras Tiffani Domingos e Tabata Vitorino. A final será na quarta-feira (1º), às 20h23. Na disputa masculina, os dois brasileiros lideraram suas baterias e garantiram as classificações. Assim, Lucas Carvalho e Lucas Conceição voltam à pista às 20h31 da quarta.

Nos 100m rasos, Felipe Bardi e Erick Barbosa garantiram bons tempos nas semifinais e avançaram. Mas Paulo André Camilo sentiu dores no tornozelo e ficou para trás. A final acontece nesta terça (31), às 21h03. Apenas oito minutos antes, acontece a final feminina, que terá a presença de Ana Carolina de Jesus, única brasileira que fez a semifinal.

O dia do atletismo também teve as cinco primeiras provas do decatlo, com disputas nos 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400m rasos. Após essas provas, o pernambucano José Fernando Ferreira, o Balotelli, ocupa a 5ª colocação, com 4.014 pontos, enquanto o paulista Felipe dos Santos é o 10º, com 3.688.

Eliane Martins, do salto m distância, em prova do Pan-Americano Santiago 2023
Eliane Martins superou lesão para garantir mais uma medalha para o atletismo brasileiro – Wagner do Carmo/CBAt

Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’