Brasileiras enfrentam Países Baixos nesta quarta (6)
Está começando a 2ª fase do Campeonato Mundial de Handebol Feminino e a Seleção Brasileira estreia nesta quarta-feira (6), já pressionada por uma vitória sobre os Países Baixos. Serão três jogos antes da definição das duas qualificadas às quartas de final, com neerlandesas e espanholas largando em vantagem.
Preliminary round ✅ The road to the 26th IHF Women’s World Championship trophy continues 🏆 Main round starts today 🔥#DENNORSWE2023 #aimtoexcite pic.twitter.com/3hcqSKzXZL
— International Handball Federation (@ihf_info) December 6, 2023
O Brasil no Mundial de Handebol
A campanha brasileira no Mundial de Handebol começou com o pé direito: goleadas e atuações completamente dominantes sobre Ucrânia (35 x 20) e Cazaquistão (46 x 15). Mas a derrota apertada para a Espanha no último jogo por 27 x 25 complicou a situação brasileira.
Isso porque as três seleções classificadas do grupo se juntaram aos times que avançaram no Grupo H para formar a nova chave da 2ª fase, levando os resultados dos confrontos diretos. Assim, o Brasil entra no Grupo IV com os dois pontos da vitória sobre a Ucrânia, mas atrás da Espanha que venceu tanto as adversárias do leste europeu, quanto as brasileiras.
Com isso, as espanholas somam quatro pontos nessa largada, assim como os Países Baixos, que venceram República Tcheca e Argentina. As hermanas perderam o confronto com as tchecas, que aparecem logo atrás do Brasil, pelo saldo de gols (+13 x -4). Assim, o Brasil já precisa buscar um resultado contra as neerlandesas nesta quarta para depender apenas de si próprio para chegar ao mata-mata.
Apenas as duas melhores seleções desse sexteto vão avançar às quartas de final do Mundial de Handebol. E para buscar essas posições de honra, as brasileiras entram em quadra às 16h30 contra as neerlandesas. Depois, na sexta (8), às 9h30, tem clássico regional, contra a Argentina. E, fechando a 2ª fase, o Brasil enfrenta a Rep. Tcheca às 10h15 do domingo (10).
O Mundial de Handebol
Além da chave brasileira, há outros três grupos com equipes buscando classificação às quartas de final do Mundial de Handebol. No Grupo I, Montenegro e Suécia (4), Hungria (2), Croácia, Senegal (1) e Camarões (0) brigam pela classificação. No Grupo II, a briga fica entre Noruega, França (4), Eslovênia, Áustria (2), Angola e Coreia do Sul (0). Por fim, o Grupo III tem Dinamarca, Alemanha (4), Romênia, Polônia (2), Japão e Sérvia (0).
O torneio chega à 26ª edição, a 1ª realizada entre três países diferentes (Suécia, Noruega e Dinamarca). Quase todos os títulos ficaram com o handebol europeu, com apenas duas exceções: a Coreia do Sul, em 1995, e o Brasil, em 2013. As atuais campeãs são as norueguesas, que superaram a França em 2021 para chegar ao 4º titulo, igualando a Rússia. União Soviética e Alemanha Oriental têm três títulos, enquanto a França é a única bicampeã.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje