Outros esportes

Pressionado, Brasil inicia disputa da 2ª fase do Mundial de Handebol

Brasileiras enfrentam Países Baixos nesta quarta (6) Está começando a 2ª fase do Campeonato Mundial de Handebol Feminino e a Seleção […]

Lance do jogo Brasil x Cazaquistão no Mundial de Handebol 2023

Divulgação/IHF

Brasileiras enfrentam Países Baixos nesta quarta (6)

Está começando a 2ª fase do Campeonato Mundial de Handebol Feminino e a Seleção Brasileira estreia nesta quarta-feira (6), já pressionada por uma vitória sobre os Países Baixos. Serão três jogos antes da definição das duas qualificadas às quartas de final, com neerlandesas e espanholas largando em vantagem.

O Brasil no Mundial de Handebol

A campanha brasileira no Mundial de Handebol começou com o pé direito: goleadas e atuações completamente dominantes sobre Ucrânia (35 x 20) e Cazaquistão (46 x 15). Mas a derrota apertada para a Espanha no último jogo por 27 x 25 complicou a situação brasileira.

Isso porque as três seleções classificadas do grupo se juntaram aos times que avançaram no Grupo H para formar a nova chave da 2ª fase, levando os resultados dos confrontos diretos. Assim, o Brasil entra no Grupo IV com os dois pontos da vitória sobre a Ucrânia, mas atrás da Espanha que venceu tanto as adversárias do leste europeu, quanto as brasileiras.

Com isso, as espanholas somam quatro pontos nessa largada, assim como os Países Baixos, que venceram República TchecaArgentina. As hermanas perderam o confronto com as tchecas, que aparecem logo atrás do Brasil, pelo saldo de gols (+13 x -4). Assim, o Brasil já precisa buscar um resultado contra as neerlandesas nesta quarta para depender apenas de si próprio para chegar ao mata-mata.

Apenas as duas melhores seleções desse sexteto vão avançar às quartas de final do Mundial de Handebol. E para buscar essas posições de honra, as brasileiras entram em quadra às 16h30 contra as neerlandesas. Depois, na sexta (8), às 9h30, tem clássico regional, contra a Argentina. E, fechando a 2ª fase, o Brasil enfrenta a Rep. Tcheca às 10h15 do domingo (10).

Lance do jogo Brasil x Espanha no Mundial de Handebol 2023
Divulgação/IHF

O Mundial de Handebol

Além da chave brasileira, há outros três grupos com equipes buscando classificação às quartas de final do Mundial de Handebol. No Grupo I, Montenegro e Suécia (4), Hungria (2), Croácia, Senegal (1) e Camarões (0) brigam pela classificação. No Grupo II, a briga fica entre Noruega, França (4), Eslovênia, Áustria (2), Angola e Coreia do Sul (0). Por fim, o Grupo III tem Dinamarca, Alemanha (4), Romênia, Polônia (2), Japão e Sérvia (0).

O torneio chega à 26ª edição, a 1ª realizada entre três países diferentes (Suécia, Noruega e Dinamarca). Quase todos os títulos ficaram com o handebol europeu, com apenas duas exceções: a Coreia do Sul, em 1995, e o Brasil, em 2013. As atuais campeãs são as norueguesas, que superaram a França em 2021 para chegar ao 4º titulo, igualando a Rússia. União Soviética e Alemanha Oriental têm três títulos, enquanto a França é a única bicampeã.

Lance de jogo entre Brasil e Ucrânia no Mundial de Handebol Feminino
Divulgação/CBHb

Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: na Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton quer repetir trabalho de diversidade feito na Mercedes

2

Outros esportes

Tênis: João Fonseca vence chileno, avança às quartas e faz história no Rio Open

3

Outros esportes

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

4

Outros esportes

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

5

Outros esportes

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’