Jorge Sampaoli vai para sua 2ª passagem no clube espanhol
O treinador Jorge Sampaoli, ex-Santos e Atlético-MG, é o novo comandante do Sevilla. Aos 62 anos, ele vai para a 2ª passgem no clube que lhe abriu as portas na Europa, cinco temporadas atrás. Ele substitui Julen Lopetegui no cargo.
Jorge no Sevilla
O anúncio da contratação do treinador argentino veio à público na manhã desta quinta-feira. O treinador retorna ao clube após cinco anos da 1ª passagem. Naquela oportunidade, ele conseguiu bons números e levou o time à 4ª colocação do Campeonato Espanhol, mas optou por sair do Sevilla para assumir a Seleção Argentina – onde só durou 14 jogos.
Assim, Jorge Sampaoli desembarca na Espanha para substituir Julen Lopetegui. O ex-comandante de Porto, Seleção Espanhola e Real Madrid, estava à frente do clube há mais de três anos, com 170 jogos no recorte. Mas ele não resistiu a um início ruim na temporada 2022/23. Até agora, foram 10 jogos, com apenas uma vitória. O time é 17º no Campeonato Espanhol.
🖊️ 🤝
¡Bienvenido, Jorge! 🇦🇷 pic.twitter.com/VWV7585HTY
— Sevilla Fútbol Club (@SevillaFC) October 6, 2022
A carreira de Sampaoli
Jorge Sampaoli já é treinador de futebol há quase 30 anos. A carreira, claro, começou no futebol argentino, passando por Alumni de Casilda, Argentino de Rosario, Belgrano Arequito e Aprendices Casildenses. Ele saiu em 2001 e não comanda um clube argentino desde então.
Assim, ele teve uma passagem longa no futebol peruano, por Juan Aurich, Sport Boys Callao, Bolognesi e Sporting Cristal. Em 2008, ele passou por uma nova ronda sul-americana, passando por O’Higgins (PER), Emelec (EQU) e Universidad de Chile. Com os bons trabalhos seguido, ele assumiu a Seleção Chilena entre 2013 e 2015.
Então, veio a 1ª experiência na Europa, treinando o Sevilla na temporada 2016/17. Depois, Sampaoli teve uma passagem breve pela Seleção Argentina e depois rumou ao futebol brasileiro, passando por Santos e Atlético-MG. No ano passado, ele retornou à Europa, à frente do Marseille, de onde saiu ao fim da temporada.