Futebol

Velozes e habilidosos: saiba quem são os jogadores de futebol mais rápidos do mundo

Conheça mais sobre os maiores velocistas do futebol Velozes e habilidosos. Quem são os jogadores mais rápidos do futebol? A […]

Mbappé, do PSG, é o líder da lista dos mais velozes e habilidosos do mundo

Foto: Sofy Descours/PSG

Conheça mais sobre os maiores velocistas do futebol

Velozes e habilidosos. Quem são os jogadores mais rápidos do futebol? A modalidade passou por muitas mudanças ao longo das décadas. Mudaram o estilo das roupas, as cores e as regras.

Mas as transformações também atingiram o estilo de jogo dos atletas, que estão cada vez mais velozes.

O futebol acadêmico dos anos 1970 encontrou o mundo. Mas daquele tempo restaram apenas as boas lembranças de lances que entraram para a história.

A modernidade transformou estádios em arenas e apontou que a velocidade pode melhorar o desempenho dos jogadores.

A todo momento, surgem listas com os nomes dos jogadores de futebol mais rápidos do mundo. Curiosamente, essas listas são atualizadas a cada ano. E alguns atletas já conseguem atingir velocidades parecidas com a de corredores.

Mbappé e um brasileiro entre os jogadores mais rápidos do mundo

O que o astro francês Kylian Mbappé, do PSG, tem em comum com o atacante Bruno Henrique, do Flamengo? Além de serem craques dos times onde jogam, ambos estão no topo da lista dos atletas mais velozes e habilidosos do mundo.

Tanto Mbappé como Bruno Henrique já atingiram, em algum momento, a marca de 38 km/h durante uma partida de futebol.

O primeiro lugar tem ainda um terceiro nome. Adama Traoré, do Wolverhampton, também já correu em campo com a mesma velocidade.

Para se ter uma ideia do que esse número representa, o homem mais rápido de todos os tempos, o jamaicano Usain Bolt, atingiu seu pico de velocidade no Mundial de Atletismo de 2009. Na final da prova dos 100m, a lenda jamaicana chegou a 44,72km/h.

Com tamanha façanha, claro, Bolt conquistou a medalha de ouro e quebrou o recorde mundial da prova. Desde então, ninguém chegou perto da velocidade de Bolt. 

A diferença da comparação com o futebol é que a prova de Bolt durou 9,59 segundos. Ou seja, o corredor entrega toda a velocidade possível. Um jogo de futebol, por outro lado, dura mais de 90 minutos (contando com os acréscimos).

Então o jogador é obrigado a dosar a velocidade, para não cansar e não aguentar ficar até o fim do jogo. É por esse motivo que essa velocidade de 38 km/h alcançada por três jogadores é impressionante.

Cristiano Ronaldo foi um dos mais velozes e habilidosos do mundo 

O astro português Cristiano Ronaldo figurou na lista dos jogadores mais rápidos do mundo durante muito tempo. A última vez que apareceu no top 10 foi há dois anos, quando ele já tinha 35 anos.Naquela época, ele atingiu 33,6 km/h.

O número foi considerado muito alto levando em conta a idade. No início de 2021, ele ainda era jogador da Juventus, da Itália. No mesmo período, Lionel Messi, já no PSG, alcançou 32,5 km/h. Messi tinha 33 anos. Ambos não poderiam ficar de fora da lista dos mais velozes e habilidosos.

Cristiano Ronaldo é um dos mais velozes e habilidosos do mundo

Tecnologia é aliada do jogador em campo

Diferente de 20 anos atrás, praticamente tudo o que um jogador de futebol faz em campo pode ser acompanhado praticamente em tempo real hoje em dia.

O avanço da tecnologia permite futura análise de informações para tentar melhorar o desempenho do atleta.

Hoje em dia, o jogador costuma usar um colete por baixo da camisa. Mas não é um acessório, nem está ali por acaso. É nesse colete que fica preso um GPS, que será o responsável por analisar a movimentação do jogador em campo.

Esse GPS é conectado a satélites. Assim, toda a movimentação do atleta fica registrada. É possível identificar se o jogador cumpriu a função tática que recebeu do técnico antes de a partida começar, por exemplo.

O GPS também fornece informações sobre distância percorrida, quantos sprints (pequenos piques com velocidade acelerada) o atleta deu e a intensidade desses sprints.

Futebol exige cada vez mais a velocidade dos jogadores

O aumento da preocupação com a capacidade de velocidade do jogador é relativamente novo. Porque até bem pouco tempo, havia um consenso de que a prioridade era trabalhar a resistência do atleta.

Quanto mais ele tivesse resistência, melhor condicionado ele estava.

Mas esse consenso não existe mais. Culpa das mudanças no estilo de jogo dos atletas. Já há alguns anos, a tecnologia identificou que os jogadores estão, cada vez mais, dando um número maior de sprints nos jogos.

A partir dessa constatação, a preparação física dos jogadores passou a conciliar dois objetivos: resistência e velocidade. E o segundo fator tem tido atenção cada vez maior.

Porque os jogadores mais velozes e habilidosos conseguem realizar os sprints com maior eficiência. Sendo assim, eles podem ganhar uma disputa pela bola contra atletas que tenham grande resistência, mesmo que sejam um pouco mais lentos.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

5

Futebol

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo