Saiba mais sobre os treinadores de futebol mais bem remunerados
A indústria do futebol movimenta muito dinheiro. Desde as transações envolvendo jogadores até os patrocínios, tudo envolve muitos dígitos. Outro personagem que também vale uma “bolada” é o que fica na área técnica. Você sabe quais são os técnicos de futebol mais bem pagos do mundo?
Eles não podem fazer gols, nem defesas, nem marcar um adversário, ou dar passe para gol. Aliás, sequer podem entrar em campo. Mas os técnicos são considerados importantes para o sucesso de uma equipe. Por isso, muitas vezes recebem salários altos.
Mas quanto ganha um técnico bem-sucedido no futebol? Os profissionais que ganham os salários mais altos são de que clubes e de que países? Existem brasileiros no topo dessa lista?
Continue lendo este texto do Jogo Hoje e saiba mais sobre os técnicos de futebol mais bem pagos do mundo.
Técnico mais bem pago do mundo é uma “surpresa”
O salário dos técnicos costuma ser sigiloso. Afinal, muitas vezes revela um alto investimento feito pelos clubes. Mas os jornais L’Équipe e The Sun se uniram e fizeram um levantamento minucioso, sendo possível montar um ranking dos maiores salários de técnicos do mundo.
O treinador que possui o maior salário do mundo dirige um grande clube da Espanha. Real Madrid ou Barcelona? Nenhum dos dois. Na verdade, o argentino Diego Simeone, do Atlético de Madri, é o técnico mais bem pago do mundo.
Segundo levantamento divulgado no primeiro semestre deste ano, Simeone ganha 3,3 milhões de euros por mês. Ou seja, o equivalente a R$ 18,1 milhões mensais. Por ano, o salário chega a 39,6 milhões de euros. Assim, ele lidera a lista de técnicos de futebol mais bem pagos.
Dois fatores explicam o alto salário de Simeone. O 1º, é que ele conseguiu levar o clube a resultados expressivos nos últimos anos. Com ele, o Atlético de Madri já foi campeão espanhol 2 vezes, campeão da Liga Europa 2 vezes e chegou à final da Champions 2 vezes.
Mesmo não tendo sido campeão da Champions, os feitos do Atlético de Madri com Simeone são considerados importantes, já que o clube enfrenta a concorrência desleal de Real Madrid e Barcelona.
Além disso, Diego Simeone está no Atlético de Madri desde 2012. Após o fim de cada ciclo de contrato, ele certamente negocia um aumento salarial para confirmar sua permanência no clube para a temporada seguinte.
Badalado Guardiola ganha muito menos, mas é um dos técnicos de futebol mais bem pagos do mundo
O 2º lugar dos técnicos mais bem pagos do mundo é Pep Guardiola. O treinador espanhol, que fez história no Barcelona, hoje em dia ganha 1,9 milhão de euros por mês no Manchester City. Por ano, ele ganha 22,8 milhões de euros.
Em abril deste ano, surgiu uma informação nos bastidores que a CBF teria oferecido a Guardiola um salário anual de 12 milhões de euros para ele assumir a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo, quando Tite deve deixar o comando técnico do Brasil, ganhando ou perdendo o Mundial.
O salário é bem mais baixo do que ele recebe atualmente no Manchester City. Mas quanto vale o prestígio de ser técnico da Seleção Brasileira pelo menos até o fim da Copa do Mundo de 2026? Em um passado não tão distante, o próprio Guardiola já disse que gostaria de dirigir o Brasil. Resta saber se ele aceitaria a redução salarial.
Mourinho é apenas o 8º técnico mais bem pago do mundo
José Mourinho é considerado um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol. E embora seja o 8º mais bem pago do mundo, o português está longe dos primeiros colocados.
Com uma trajetória com passagens em gigantes europeus, Mourinho foi contratado pela Roma no ano passado. Seu salário atual é de “apenas” 770 mil euros por mês. Por ano, o valor é de 9,2 milhões de euros. Para acertar com o clube italiano, especula-se que ele precisou abrir mão de parte do valor que ganhava no Tottenham.
3º maior salário na lista de técnicos de futebol mais bem pagos
Abaixo de Guardiola e acima de Mourinho na lista dos técnicos mais bem pagos do mundo estão treinadores de clubes europeus. O dono do 3º maior salário do mundo é Jurgen Klopp, do Liverpool. Ele ganha por mês 1,5 milhão de euros, ou 18 milhões de euros por ano.
4º e 5º maiores salários
O 4º técnico mais bem pago do mundo é Antonio Conte, do Tottenham. O treinador ganha 1,4 milhão de euros por mês ou 16,8 milhões por ano. Logo atrás dele aparece Massimiliano Allegri, da Juventus, que recebe 1,2 milhão de euros por mês ou 14,4 milhões de euros por ano.
6º e 7º maiores salários
O técnico do PSG, Mauricio Pochettino, é o 6º técnico mais bem pago do mundo. Ele ganha no clube francês 1,1 milhão de euros por mês ou 13,2 milhões de euros por ano. O 7º técnico mais bem pago do mundo é Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Ele ganha 910 mil euros por mês ou 10,9 milhões de euros por ano.
Últimos colocados na lista de técnicos de futebol mais bem pagos
Completando o top 10, Julian Nagelsmann é o 9º técnico mais bem pago do mundo. O treinador recebe do Bayern de Munique 666 mil euros por mês, o que equivale a quase 8 milhões por ano. O 10º técnico mais bem pago do mundo é Simone Inzaghi, da Inter de Milão, que ganha 620 mil euros por mês, equivalente a 7,5 milhões de euros por ano.