Futebol

Richarlison, o Pombo: conheça o atacante da Seleção Brasileira, vencedor do gol mais bonito da Copa do Catar

Um dos principais jogadores da Seleção Brasileira na Copa do Catar foi Richarlison, Pombo. O atacante marcou três gols e […]

Seleção Brasileira faz primeiro treinamento: Richarlison foi cortado após lesão na panturrilha. Foto: Divulgação

Seleção Brasileira faz primeiro treinamento: Richarlison foi cortado após lesão na panturrilha. Foto: Divulgação

Um dos principais jogadores da Seleção Brasileira na Copa do Catar foi Richarlison, Pombo. O atacante marcou três gols e caiu na graça do torcedor brasileiro. Principalmente pela comemoração inusitada que rendeu um apelido: Pombo.

Richarlison nasceu no dia 10 de maio de 1997 na cidade de Nova Venécia, no Espírito Santo. Após passagem pela base do Real Noroeste-ES em 2013, chegou ao América-MG no ano seguinte, ainda antes de se tornar profissional.

Em 2015, o jogador ganhou a primeira chance no time principal do América-MG, após se destacar na base da equipe mineira. E não desperdiçou a chance oferecida pelo então técnico Givanildo Oliveira.

No primeiro jogo pelo time profissional do América-MG, ele fez um gol na vitória por 3 a 1 contra o Mogi Mirim, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Não demorou muito para se tornar um dos principais jogadores do time mineiro.

Um ano depois, em 2016, Richarlison  deu mais um passo importante na carreira: ele foi se transferiu para o Fluminense. Ou seja, dois anos após chegar à base do América-MG, já era visto como uma promessa do futebol brasileiro.

Apesar da expectativa, a estreia do atleta  pelo Fluminense demorou para acontecer. O atacante sofreu uma fratura no dedo do pé e só conseguiu vestir a camisa do Tricolor carioca pela primeira vez no dia 13 de maio.

Transferência de Richarlison para o futebol internacional foi questão de tempo

Richarlison ficou no Fluminense até o meio de 2017. Durante um ano e meio, disputou 67 jogos pelo Tricolor e marcou 19 gols. No fim de julho, o Fluminense anunciou a venda do atacante por 12,5 milhões de euros para o Watford, da Inglaterra.

A primeira experiência em um clube europeu não foi brilhante. Ele marcou cinco gols em 32 jogos. Mesmo assim, na temporada seguinte seguiu para o Everton, também da Inglaterra.

Na nova casa, o atacante ficou por três temporadas. Desta vez, o desempenho foi bem melhor. Em 152 partidas, Richarlison fez 52 gols. Completamente adaptado ao futebol europeu e valorizado, o atacante foi negociado com o Tottenham em julho do ano passado por 50 milhões de euros. 

Atacante teve chegada discreta na Seleção Brasileira

O primeiro contato de Richarlison com a Seleção Brasileira foi no sub-20 da Canarinha. Em 2016, ele participou do Sul-Americano sub-20. Em oito jogos, marcou dois gols. Dois anos depois, foi convocado pela primeira vez para o time principal do Brasil.

Em 2019, o atacante disputou a Copa América que, naquele ano, foi disputada no Brasil. Ficou de fora de alguns jogos porque teve caxumba, mas participou do título. Foi dele, inclusive, o terceiro e último gol na vitória por 3 a 1 contra o Peru na final.

Richarlison foi o destaque brasileiro na Copa do Catar

Antes da Copa do Muno no Catar, o principal jogador brasileiro era Neymar. Havia uma expectativa muito grande em torno do nome do atacante do PSG. Mas a participação brasileira no Mundial fez de Richarlison a bola da vez.

O atacante começou muito bem. Logo no jogo de estreia, contra a Sérvia, marcou os dois gols da vitória brasileira. Um deles, o segundo, foi um golaço. Ele recebeu a bola de Vinícius Júnior, girou e bateu de voleio. O gol foi escolhido o mais bonito da Copa.

 

O atacante ainda marcou um gol, na goleada por 4 a 1 contra a Coreia do Sul, e se despediu da sua primeira Copa com três gols. O Brasil foi eliminado nas quartas de final, nos pênaltis, contra a Croácia.

Pombo: apelido veio da Inglaterra

Atacante Richarlison, em jogo do Tottenham
Divulgação/Tottenham

A famosa comemoração do pombo é tão característica que Richarlison acabou ganhando o apelido de Pombo. Embora tenha virado febre no Brasil durante a Copa, a comemoração é uma marca antiga do atacante.

Para se ter uma ideia, ele ainda jogava no Everton-ING. Em um jogo do seu time pelo Campeonato Inglês, ele imitou a coreografia de uma música chamada “Dança do Pombo” ao marcar um gol.

Vídeos do momento da coreografia viralizaram e Richarlison assumiu o personagem. Após a repercussão positiva, ele passou a imitar um pombo sempre que marca gols. Na Copa do Catar, até o então técnico da Seleção, Tite, entrou na brincadeira.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

5

Futebol

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo