Futebol

Regras do futebol? Quais são todas as regras do futebol que você deve conhecer

Saiba mais sobre as regras do esporte que é a paixão do brasileiro Para quem não gosta do esporte, entender […]

Bola de futebol estufando rede do gol

Saiba mais sobre as regras do esporte que é a paixão do brasileiro

Para quem não gosta do esporte, entender as regras do futebol pode parecer bem complexo. Mas a verdade é que não existem tantas regras assim. São apenas 17, segundo a International Football Association Board.

As regras do futebol determinam padrões para o tamanho do gramado, elementos do campo de jogo, características da bola, quantidade de jogadores nos times, sobre os árbitros e outros detalhes.

Continue lendo este artigo do Jogo Hoje e entenda tudo sobre as regras do futebol.

ELIMINATÓRIAS / COPA / ITAIPAVA ARENA FONTE NOVA | Jogo entr… | Flickr

Regras do futebol: sobre o gramado e outros detalhes

A 1ª regra é sobre o gramado. O campo de jogo deve ter dimensões máximas de largura e de comprimento. Todas as marcações (como centro, laterais, pequena área, grande área e meia lua) deverão ser feitas com linhas visíveis de no máximo 12 centímetros.

Em cada um dos 4 cantos de campo deverá ter uma bandeirinha fixa com altura mínima de 1,5 metro. Devem ser traçados arcos com 1 metro de distância para essas bandeirinhas. 

As barras também possuem dimensões definidas. As traves são separadas por 7,32 metros, unidas pelo travessão, que deve ficar a 2,44 metros de altura. Curiosamente, a regra do futebol não exige a utilização de redes, mas diz que elas podem ser colocadas desde que não atrapalhem o goleiro.

Vetor grátis Contorno dos desenhos animados bola pé campo esportes futebol Pitch terra jogo de futebol medição de dimensões tamanho medições episodio

Sobre a bola

A 2ª regra do futebol é sobre a bola. Principal astro de uma partida de futebol, ela deve ter uma circunferência mínima de 68 cm e máxima de 70 cm. Além disso, o peso deve ficar entre 410g e 450g.

E se por acaso a bola murchar ou se deformar durante a partida? Pela regra, o jogo precisa ser paralisado para que a bola seja trocada. Nesse caso, a partida deve ser retomada com o lançamento da bola nova ao solo no exato local em que a antiga foi retirada.

Bola De Futebol E Terra Da Grama Foto de Stock - Imagem de futebol, esfera: 136438554

Sobre os jogadores

A 3ª regra é sobre os jogadores. Cada time deve ter 11 jogadores, sendo um deles o goleiro. Se determinada equipe não tiver pelo menos 7 atletas em campo, a partida não pode ser iniciada.

Está prevista também a substituição de jogadores no decorrer dos jogos. Isso pode acontecer após autorização do árbitro e deve acontecer fora das linhas do gramado. Os jogadores substituídos não poderão mais retornar ao jogo.

Regras do futebol: os uniformes dos times

A 4ª regra do futebol é sobre o uniforme dos jogadores. Os atletas devem jogar com camisa, calção, meias compridas, chuteiras e caneleiras. Não são permitidos objetos que possam ser perigosos para os jogadores, como jóias.

A equipe terá jogadores de linha com as mesmas cores de calções e camisas, mas o uniforme do goleiro deve ter cor diferente dos demais. Além disso, as cores do uniforme do time adversário também devem ser diferentes, para que os atletas não sejam confundidos.

Amistoso da Seleção Brasileira: Brasil x Japão no Estádio … | Flickr

O uniforme dos árbitros também deve ter cores diferentes. Neste caso, é curioso perceber que durante muito tempo os árbitros usaram a cor preta nas camisas e nos calções, mas ao longo dos anos essa tendência foi abandonada. Hoje em dia, é comum os árbitros usarem várias cores, como amarelo, verde, azul e rosa.

Árbitros e assistentes: os responsáveis pelo cumprimento das regras do futebol

A 5ª regra do futebol é justamente sobre o árbitro. Ele terá “total autoridade” para determinar o cumprimento das regras do jogo. Dessa forma, suas decisões são consideradas definitivas. Mas o juiz pode mudar de decisão se o jogo não for reiniciado.

Assistentes ou bandeirinhas

A 6ª regra do futebol fala sobre os assistentes ou bandeirinhas, como eram chamados no passado. Como o nome diz, são dois árbitros auxiliares do juiz.

Cabe aos assistentes, por exemplo, apontar infrações quando o árbitro não está próximo do lance. Os assistentes também indicam quando a bola sai completamente do campo de jogo, quando o goleiro sai do lugar antes da cobrança de um pênalti e a que time pertence uma cobrança de lateral.

Corinthians tem bom retrospecto com árbitro de jogo contra o Santos; Veja arbitragem

A duração dos jogos de futebol

A 7ª regra do futebol é sobre a duração dos jogos. Cada partida deve ter 90 minutos de duração, divididos em 2 tempos de 45 minutos. Entre cada tempo, há um intervalo de 15 minutos. Se o árbitro achar necessário, pode acrescentar um tempo extra, cuja duração dependerá  das paralisações que ocorrerem durante o jogo.

Início e reinício de jogo

A 8ª regra do futebol indica como é feito o início e o reinício do jogo. Uma moeda deve ser lançada pelo árbitro ao alto. Depois disso, o time que escolher o lado certo da moeda começa a partida. O outro time inicia o 2º tempo do jogo.

Bola em jogo e fora de jogo

A 9ª regra do futebol fala sobre a bola em jogo e fora do jogo. Para que saia de jogo, ela deve ultrapassar completamente a linha. nesse caso, a partida é interrompida pelo árbitro. Se a bola ultrapassar apenas parte da linha, ela continua em jogo.

Regras do futebol: sobre o gol e outros detalhes

A 10ª regra do futebol fala sobre o momento mais especial em uma partida de futebol: o gol. Ele acontece quando a bola ultrapassa totalmente a linha da barra. Esse gol pode ser contra, caso um jogador coloque a bola dentro do próprio gol.

EBC | Brasil vence Colômbia por 2 a 1 e está nas semifinais da Copa do Mundo

Impedimento

A 11ª regra do futebol explica o que é um impedimento. Ou seja, quando um jogador está em posição irregular. Quando isso ocorre, o gol é anulado, caso esse jogador tenha participação. A regra enumera as várias situações em que pode configurar posição irregular.

Faltas

A 12ª regra do futebol fala sobre faltas. Basicamente, é quando um jogador apresenta uma conduta irregular. O árbitro marca falta. Ou seja, o jogo é paralisado e o time que sofreu a falta reinicia a partida. Se a falta acontecer dentro da grande área, o time que sofreu a falta tem o direito de cobrar um pênalti.

Além disso, o atleta que cometer a falta pode ser punido com um cartão amarelo ou um cartão vermelho. se ele receber cartão vermelho, será expulso do jogo. A mesma coisa acontece se esse atleta receber dois cartões amarelos.

Tiro livre: direto e indireto

A 13ª regra do futebol explica como deve ser feita a cobrança do tiro livre. São dois tipos de tiro livre: direto e indireto. Se o tiro livre for direto, a bola deve ser chutada direto para o gol. Se o tiro livre for indireto, significa que o jogador que fizer a cobrança deve passar a bola para outro companheiro de time chutar em direção ao gol.

A regra do pênalti, o “quase gol”

A 14ª regra do futebol é sobre o pênalti. Basicamente, é uma falta cometida dentro da grande área. A bola deve ser colocada em uma marcação específica, à frente da pequena área. Só podem ficar na grande área o goleiro e o jogador que vai fazer a cobrança do pênalti.

Todos os outros atletas devem ficar fora da grande área e só podem entrar quando o jogador responsável pela cobrança chutar a bola. A regra enumera os diversos tipos de infrações que podem acontecer durante a cobrança do pênalti.

Fifa pode mudar regra para cobrança de pênalti, diz jornal

Cobrança de lateral

A 15ª regra do futebol explica o que é a cobrança de lateral. Ou seja, é o lançamento da bola, feito com as mãos, por um jogador que vai estar com os 2 pés em cima da linha lateral. O lateral é cobrado quando um atleta toca a bola para fora do campo de jogo. Nesse caso, o time adversário tem direito a cobrar lateral.

Tiro de meta

A 16ª regra do futebol fala sobre o tiro de meta. É uma maneira de reiniciar a partida. Ele é cobrado quando um jogador toca a bola para fora da linha de fundo adversária. Nesse caso, a partida é interrompida, a  bola é colocada parada na pequena área e um jogador do time posicionado nessa área cobra o tiro de meta.

Escanteio

A 17ª regra do futebol explica o que é um escanteio. Também chamado de tiro de canto, é cobrado quando um jogador toca a bola para fora da própria linha de fundo. Nesse caso, o time adversário tem direito a cobrar o escanteio.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

5

Futebol

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo