Conheça mais e saiba onde fica o maior estádio do mundo
Qual o maior estádio de futebol do mundo? Em que país está localizado? Essas perguntas poderiam sugerir várias especulações. Mas curiosamente ele não está em um lugar com tradição no futebol, como Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, ou o próprio Brasil.
E qual o maior estádio de futebol do mundo?
O Estádio Rungrado Primeiro de Maio fica na cidade de Pyongyang, na Coreia do Norte. Com uma capacidade para receber uma plateia de até 114 mil torcedores, o gigante de concreto não encontra um concorrente no resto do mundo.
A praça esportiva foi inaugurada no dia 1º maio de 1989. Inicialmente, foi concebido para receber 150 mil pessoas. Entretanto, por causa de pequenas reformas feitas ao longo dos anos, como a instalação de cadeiras modernas, teve a capacidade reduzida para 114 mil pessoas.
Como não poderia deixar de ser, o Estádio Rungrado ostenta uma imponência impressionante. Com incríveis 22.500 m2 de área construída, a estrutura tem 60 metros de altura, o que corresponde a um prédio de aproximadamente 20 pavimentos.
Estádio é palco de poucas partidas de futebol
O Estádio Rungrado Primeiro de Maio não tem grande história com o futebol. Lá, basicamente, são disputados os jogos da seleção da Coreia do Norte. Mas não significa que o local não receba público em outros eventos.
É comum que seja realizado no estádio o Festival Arirang, que acontece todos os anos na Coreia do Norte. O festival é um espetáculo de ginástica e dança em homenagem ao líder coreano Kim Jong-il.
O festival é realizado sempre entre os meses de agosto e setembro e reúne a participação de milhares de pessoas. Em 2002, mais de 100 mil pessoas participaram do festival, que foi assistido por cerca de 50 mil pessoas.
Mesmo sem futebol, Estádio Rungrado já recebeu públicos acima de 100 mil pessoas
Em 2018, o Estádio Rungrado Primeiro de Maio foi palco de um evento histórico. Os presidentes da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da Coreia do Sul, Moon Jae-in, fizeram um discurso sobre paz e cooperação. Cerca de 150 mil norte-coreanos assistiram aos discursos.
Em abril de 1995, o Collision in Korea ficou conhecido como o maior evento profissional de luta já realizado no mundo. O público nos 2 dias foi de 150 mil pessoas no sábado e 190 mil pessoas no domingo.
Construção imponente foi uma resposta à vizinha Coreia do Sul
A data de inauguração do Estádio Rungrado Primeiro de Maio não foi uma coincidência. A gigantesca estrutura de concreto foi aberta ao público menos de 1 ano após os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.
Enquanto o mundo olhava para a vizinha Seul, na Coreia do Sul, a Coreia do Norte se apressou para mostrar que poderia ser o estado coreano. Por isso, organizou o 13º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes em Pyongyang em 1989.
Para a realização do festival, foi construído o Estádio Rungrado Primeiro de Maio, que recebeu esse nome por 2 motivos: foi inaugurado em maio (de 1989) e está localizado na ilha de Rungra.
Nacionalismo está presente na estrutura do estádio
Uma das principais características do Estádio Rungrado Primeiro de Maio é a sua grandiosa cobertura. São 16 grandes arcos que “encobrem” os 8 andares do estádio. Vistos de cima, esses arcos formam uma magnólia, flor nacional da Coreia do Norte.
Título de maior estádio do mundo pode estar ameaçado
A China está perto de inaugurar um estádio gigante em uma área útil de 150 mil metros quadrados. Inicialmente, foi vendida a ideia de maior estádio de futebol do mundo. Entretanto, a capacidade anunciada primeiramente foi de 100 mil pessoas.
Se essa capacidade for confirmada, o estádio chinês será um dos 5 maiores do mundo, mas não ultrapassará o Estádio Rungrado Primeiro de Maio. Entretanto, como o estádio chinês não foi inaugurado, a real capacidade pode sofrer alguma variação para baixo ou para cima.
Uma curiosidade sobre o estádio chinês é a previsão de custo: U$S 1,7 bilhão. Esse valor será suficiente para colocar o estádio como o mais caro já construído no planeta.
Estádio não está na lista dos mais caros do mundo
O custo total do maior estádio de futebol do mundo é desconhecido. Mas ele não entra nas listas divulgadas de estádios mais caros do planeta. Inclusive, que são estádios menores do que o Estádio Rungrado Primeiro de Maio.
No topo da lista está o Wembley Stadium, em Londres, no Reino Unido. Inaugurado em 2007, o estádio custou R$ 1,88 bilhão. O local tem capacidade para receber até 90 mil torcedores, sendo o segundo maior estádio da Europa só perdendo para o Camp Nou, do Barcelona.
O Brasil tem um estádio na lista dos mais caros do mundo. É o Estádio Nacional, localizado em Brasília. Construído para a Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, o local custou R$ 1 bilhão e tem capacidade para receber 72.800 torcedores.