Saiba quem são os maiores campeões do Brasileirão Sub-20
Maiores campeões do Brasileirão Sub-20: a disputa para saber quem é o maior time do Brasil também movimenta as categorias de base dos clubes do país.
O Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 é realizado desde 2006 e ganhou mais importância nos últimos anos.
A história do Brasileiro Sub-20 é dividida em dois momentos. Primeiro, quando a competição era organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mesmo com a chancela da CBF.
Depois, quando a CBF assumiu a organização.
O Cruzeiro é o maior campeão sub-20 do país. O time mineiro tem 4 títulos, de um total de 17 que foram disputados. O Internacional é o 2º maior campeão, com 3 taças. Grêmio e Palmeiras ganharam 2 vezes cada.
Por fim, 6 times ganharam o título uma vez: América-MG, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo.
Gaúchos fortes, Cruzeiro protagonista: o início do Brasileiro Sub-20
O Campeonato Brasileiro Sub-20 foi idealizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGV). Era uma competição organizada no Rio Grande do Sul, mas a CBF reconheceu a disputa como um campeonato oficial. Foi assim de 2006 a 2014.
Neste primeiro momento, com apoio do estado, os times gaúchos foram protagonistas. Internacional e Grêmio ganharam, cada um, 2 títulos. E o América-MG foi campeão uma vez.
Mas quem roubou a cena foi um time de fora do Rio Grande do Sul. O Cruzeiro foi campeão 3 vezes e desde então se consolidou como o maior campeão da categoria. O outro time campeão nesta fase foi o Corinthians.
Disputa equilibrada, Palmeiras mais forte: a nova fase do campeonato
Em 2015, o Campeonato Brasileiro Sub-20 passou por uma grande mudança. Pela primeira vez, a competição passou a ser organizada pela CBF. Desde então, a disputa ficou mais equilibrada.
Para se ter uma ideia, nos últimos 9 anos, o único time que foi campeão 2 vezes foi o Palmeiras.
Flamengo, Atlético-MG, Internacional, Fluminense, Botafogo e Cruzeiro levantaram a taça apenas uma vez na lista dos maiores campeões do Brasileirão Sub-20.
Outra curiosidade é que o Cruzeiro foi o único time que conseguiu ser campeão nos dois momentos. Assim, estão entre maiores campeões do Brasileirão Sub-20.
E desde que passou a competição passou a ser organizada pela CBF, os clubes gaúchos ainda não conseguiram levantar a taça.
De Pato a Pedro: os craques revelados no Brasileiro Sub-20
Além dos maiores campeões do Brasileirão Sub-20, é preciso ressaltar os atletas. Muito além das taças, a competição serve para revelar jogadores no futebol nacional. E nesse sentido a disputa vem cumprindo o seu papel.
Ao longo dos últimos 17 anos, o Brasileiro Sub-20 tem servido para mostrar ao país talentos que despontam nas categorias de base dos clubes.
Muitos deles ganharam chance nos times profissionais e alguns deles foram ou são grandes ídolos no Brasil.
É o caso, por exemplo, de Alexandre Pato. Com apenas 16 anos, o atacante foi o artilheiro da primeira edição do Brasileiro Sub-20. Com 7 gols, ajudou o Internacional a ganhar o título em cima do rival Grêmio.
Depois disso, a carreira de Pato decolou. Contratado pelo Milan antes de completar 18 anos, ficou no clube italiano durante mais de cinco anos. Jogou no Corinthians, no São Paulo, Chelsea e teve chances na Seleção Brasileira.
Outro atacante revelado no Brasileiro Sub-20 foi Pedro, atualmente no Flamengo. Em 2015 ele foi campeão nacional da categoria pelo Fluminense.
Não foi o artilheiro daquele ano, mas se destacou na competição e rapidamente foi integrado ao time profissional do Tricolor carioca.
Disputa de 2023 está nas quartas de final
A edição deste ano do Brasileiro Sub-20 entrou na fase decisiva. A primeira fase foi disputada por 20 clubes, que foram divididos em 2 grupos de 10 times cada. Os 8 melhores avançaram à segunda fase.
A partir de agora, os times se enfrentam em jogos eliminatórios, com as equipes fazendo um duelo direto contra um adversário. Os melhores vão avançando, até que os dois melhores decidem o título.
Os 8 times que se classificaram para as quartas de final foram Athletico Paranaense, Flamengo, Internacional, Santos, Botafogo, Palmeiras, Grêmio e Corinthians.
Os confrontos das quartas de final estão marcados para os dias 22 e 29 de julho. Será que a lista dos maiores campeões do Brasileirão Sub-20 aumentará?
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje