Futebol

Maior Goleada do campeonato brasileiro: Um jogo que já faz parte da história

Gols, clubes envolvidos, personagens… Saiba tudo sobre como foi a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro O gol é […]

Imagem em preto e branco do jogo onde o Corinthians goleou o Tiradentes por 10 x1

Gols, clubes envolvidos, personagens… Saiba tudo sobre como foi a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro

O gol é o momento de principal emoção no futebol. E se um já é bom, imagine quando vem uma goleada, com diversos gols e proporcionando alegrias históricas e inesquecíveis para o torcedor e outros envolvidos? Continue lendo este texto e saiba qual foi a maior goleada do campeonato brasileiro

O futebol brasileiro, claro, já viu diversas goleadas em vários campeonatos. Algumas entre rivais, outras entre favoritos ante um time de menor orçamento. São resultados que ficam na história e na memória do torcedor.

Até porque a goleada no futebol é algo que é basicamente impossível esquecer. Quem não lembra do 7 a 1 aplicado pela Alemanha diante da Seleção Brasileira, no Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo de 2014?

As goleadas são resultados que passam de geração para geração. Além disso, servem para muita zoação, sobretudo quando se acontece entre rivais locais – isso em qualquer lugar do mundo.

Neste artigo, vamos te mostrar qual foi a maior goleada do Campeonato Brasileiro, os envolvidos e muito mais. Confira!

Maior goleada do Campeonato Brasileiro

A maior goleada do Campeonato Brasileiro aconteceu no dia 9 de fevereiro de 1983, no estádio Canindé, em uma partida que terminou com o seguinte placar: Corinthians 10×1 Tiradentes.

Imagem da tela de transmissão da TV Cultura. Na legenda, Corinthians 10 x 1 Tiradentes - PI

Com uma atuação incrível, o Timão não teve piedade do time piauiense e passou por cima. Uma curiosidade é que o Corinthians havia perdido por 2×1 para o Tiradentes 10 dias antes desse duelo.

E uma outra curiosidade que deixa a maior goleada do campeonato brasileiro ainda mais interessante é que o time saiu perdendo. Isso mesmo: o Tiradentes abriu o placar e acabou sendo derrotado por 10 a 1, em duelo válido pela primeira fase do Brasileirão.

O gol marcado pelo Tiradentes foi de Sabará, que converteu a cobrança de pênalti. A partir daí, no entanto, o Corinthians ligou o turbo e só parou quando marcou 10 gols na partida.

Ao término do primeiro tempo, o Corinthians já havia virado o jogo para 5 a 1. Na etapa complementar, o Timão seguiu aquele lema de ‘começa 5 e termina 10’. Ou seja, marcou 5 vezes em cada tempo.

Em reportagem exibida pelo Esporte Espetacular, da TV Globo, torcedores do Corinthians que estavam presentes no Canindé naquela partida relembraram que a torcida gritava: “queremos 10”. E o Timão atendeu.

Os gols da maior goleada do campeonato brasileiro

Mas de quem foram os gols do Corinthians nessa partida histórica? Os tentos alvinegros foram marcados por 6 atletas. O meio-campista Sócrates, um dos maiores jogadores da história do Alvinegro, marcou 4 vezes.

Imagem em preto e branco, mostrando o jogador Sócrates, do Corinthians, com os braços para cima, correndo em comemoração

Paulo Egídio ajudou fazendo mais 2 gols. Enquanto Biro-Biro, Ataliba, Wladimir (que fez um golaço de bicicleta) e Vidotti marcaram 1 vez cada e contribuíram para o resultado incrível.

Um fato importante – e que aumenta muito o peso dessa vitória – é que o Corinthians é, até hoje, a única equipe na história do Brasileirão a marcar 10 gols em apenas uma partida da competição.

Na ocasião, o técnico do Corinthians era Mário Travaglini, que mandou a campo o seguinte time: Solito; Alfinete, Mauro, Daniel González e Wladimir; Paulinho, Biro-Biro, Sócrates e Zenon; Ataliba e Paulo Egídio.

Apesar de ter aplicado essa goleada sonora, o Corinthians não sagrou-se campeão do Brasileirão daquele ano. Aliás, o time sequer passou para o mata-mata. A equipe terminou apenas na 10ª colocação.

Mais de 39 anos depois dessa partida, o duelo entre Corinthians e Tiradentes segue sendo a maior goleada do campeonato brasileiro. O recorde será quebrado? Cenas dos próximos capítulos do Brasileirão.

Relembre outras goleadas do Brasileirão

Além dessa goleada do Corinthians ante o Tiradentes, que é a maior goleada do campeonato brasileiro, o Brasileirão, claro, conta com outros placares elásticos ao longo dos anos.

A 2ª maior goleada da história do Campeonato Brasileiro aconteceu em 19 de fevereiro de 1984, em São Januário. Na ocasião, o Vasco, comandado pelo técnico Edu Coimbra, bateu o Tuna Luso por 9 a 0 e ficou a 1 gol de bater o recorde do Corinthians.

imagem dos jogadores do vasco comemorando gol sobre o tuna luso, em goleada por 9x0

Segundo relatos da época, inclusive, os torcedores presentes no caldeirão vascaíno ficaram pedindo para o Vasco fazer o 10º gol. A equipe carioca tentou, porém não conseguiu.

Os gols desta histórica goleada do Vasco foram marcados por Arturzinho (que balançou as redes 4 vezes), 3 de Marcelo, 1 de Geovani e o outro de Airton.

Fechando o Top 3 de goleadas históricas, aparece Guarani 8×0 River-PI, no Brinco de Ouro, 4 de fevereiro de 1982, em duelo pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano.

O Guarani, que viveu seu auge nas décadas de 1970 e 1980, havia sido campeão brasileiro há 4 anos. Nesse jogo, o Bugre era comandado pelo técnico Zé Duarte, enquanto o River-PI era treinado por Nivaldo Santana.

O craque da partida foi o centroavante Careca, que na época era um dos melhores jogadores do futebol brasileiro. Ele marcou o famoso hat-trick, ou seja, 3 gols em uma só partida.

Além de Careca, dono da partida, balançaram as redes mais 4 atletas: Capitão, Jorge Mendonça, Ernani Banana e Ederson – esse último fez 2 gols.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

5

Futebol

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo