Futebol

Maior artilheiro da história do Corinthians: Veja quem é o inesquecível

O Timão viu muitos goleadores vestirem sua camisa e balançarem as redes nos mais diversos campeonatos  Nascido em 1910, o […]

Claudio, o maior artilheiro da história do Corinthians

O Timão viu muitos goleadores vestirem sua camisa e balançarem as redes nos mais diversos campeonatos 

Nascido em 1910, o Corinthians reúne em sua história uma extensa lista de craques. Entre eles, muitos goleadores. Este artigo do Jogo Hoje revela quem é o maior artilheiro da história do Corinthians

Qual é o maior artilheiro da história do Corinthians?

De fato, grandes nomes do futebol brasileiro vestiram a camisa do Timão. Mas quando o assunto é gol, ninguém é maior que Cláudio na história do Corinthians

Cláudio, o Gerente

Cláudio Christóvam de Pinho é o dono do título de maior artilheiro da história do Corinthians. Foram 305 gols marcados em 550 jogos, disputados entre 1945 e 1957. Cláudio nasceu em 17 de julho de 1922 e faleceu em 1º de maio de 2022. 

Durante sua carreira como jogador, Cláudio vestiu a camisa do Corinthians por 12 anos. Foi capitão de um dos melhores times da história do clube e, obviamente, tornou-se ídolo. Esse perfil de liderança também rendeu ao jogador o apelido de “Gerente”. 

Foi com Cláudio que o Timão conquistou o bicampeonato paulista, vencendo as edições de 1951 e 1952 da competição. Além disso, contando com o talento do Gerente, o Corinthians venceu ainda o IV Centenário, em 1954, e 3 torneios Rio-São Paulo: 1950, 1953 e 1954.    

A prestação de serviços do Gerente não se limitou ao lado de dentro das 4 linhas. Ele também teve atuação como técnico do time, em 1958, sendo sucesso de Oswaldo Brandão. 

Outros artilheiros da história do Corinthians 

O Gerente é o maior artilheiro da história do Corinthians. Ele, no entanto, lidera uma lista que tem outros grandes goleadores. 

Quem são os 5 maiores artilheiros da história do Corinthians?

Levando em conta que o Corinthians é um clube com mais de 110 anos de idade, sabe-se que há uma longa lista de jogadores que fizeram história. 

E quem gosta de futebol, gosta de gol. Logo, os artilheiros têm lugar especial na memória do torcedor. 

Conheça os outros 4 nomes que fazem parte da lista de maiores artilheiros da história do Corinthians:

Baltazar

Depois de Cláudio, Baltazar é o 2º maior artilheiro da história do Corinthians. O centroavante atuou pelo Timão entre 1945 e 1957, em 404 jogos. Neste período, ele marcou 269 gols. 

Baltazar era eficiente nas jogadas de ataque com cabeça, sendo assim, ficou conhecido como Cabecinha de Ouro. Inclusive, dos 269 gols que marcou, 71 foram de cabeça. 

O Cabecinha de Ouro jogou ao lado do Gerente. Eles formaram uma das duplas de ataque mais poderosas da história do Corinthians. 

Baltazar, 2º maior artilheiro da história do Corinthians

Teleco

O 3º colocado deste ranking é Teleco, outro centroavante que marcou a história do Corinthians. O jogador vestiu a camisa do Timão entre 1934 e 1944 e neste período de 10 anos fez 249 jogos, marcando 256 gols. 

Apesar de ser o 3º colocado desta lista, é de Teleco a maior média de gols por jogo na história do clube, sendo 1,02 por partida. 

Essa marca histórica fez com que o Corinthians erguesse um busto em homenagem ao jogador. A peça está no Parque São Jorge, desde 2019. 

Teleco também se manteve ligado ao Corinthians até a sua morte, em 2000. Depois de se aposentar dos gramados, ele se tornou o responsável pela sala de troféus do clube. 

Teleco, 3º maior artilheiro da história do Corinthians

Neco

O 4º colocado deste ranking vestiu a camisa do Corinthians entre 1913 e 1930, atuando em 243 jogos e marcando 238 gols. Neco é um dos mais antigos artilheiros da história do Corinthians. 

Neco, 4º maior artilheiro da história do Corinthians

Marcelinho Carioca 

O 5º colocado é um dos nomes mais recentes da lista. Trata-se de Marcelinho Carioca, que era meio-campista. 

Marcelinho defendeu o Corinthians entre 1994 e 1997 e depois entre 1998 e 2001, além de passagens em 2006 e 2010. 

Ao todo, ele somou 433 jogos pelo Timão, marcando 206 gols. A especialidade do meia eram as bolas paradas e, com isso, marcou boa parte de seus gols. 

Marcelinho Carioca, 5º maior artilheiro da história do Corinthians

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

Futebol

Premier League: Richarlison brilha e Tottenham goleia Newcastle; City bate Luton Town

3

Futebol

De virada, Liverpool bate o Crystal Palace e assume liderança provisória da Premier League

4

Futebol

Fluminense contrata o meia Renato Augusto, ex-Corinthians

5

Futebol

Libertadores de Beach Soccer: Sampaio Corrêa vence mais uma e garante liderança do grupo