Saiba mais sobre um dos principais campeonatos nacionais da América do Sul
O Campeonato Argentino é um dos maiores torneios nacionais da América do Sul e também do mundo. Mas você sabe detalhes sobre a competição? Quantos times disputam e quais os maiores campeões? E o melhor time da atualidade?
Neste artigo, vamos apresentar o Campeonato Argentino ou a Primera División, como é chamada no país. Um torneio com 191 edições, que começou no amadorismo e chegou ao profissional para se tornar o sonho de muitos times. São anos de disputa e muita rivalidade entre os hermanos.
A competição atualmente está entre as 10 melhores do mundo de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O Argentino está junto aos campeonatos nacionais da Espanha, Itália, Portugal, Inglaterra, França, Alemanha e Brasil. O que por si só já mostra a força no cenário da modalidade.
Fórmula de disputa do Campeonato Argentino
O Campeonato Argentino é disputado por 28 equipes e em 2 fases. A 1ª é o Torneio Inicial em que as equipes são divididas em 2 grupos. Os 14 clubes se enfrentam entre si na chave.
Já a 2ª parte é o Torneio Final, que é realizado no 2º semestre. Os vencedores de cada torneio são os campeões argentinos. E, ao final, disputam a Superliga.
Desta forma, o campeão da Superliga e os das 2 fases se classificam para a Libertadores. Além deles, os 3 melhores da classificação geral também garantem as vagas na principal competição da América do Sul. Os outros 4 times em sequência vão para a Sul-Americana.
Diferenças com o Campeonato Brasileiro
Pela fórmula de disputa e distribuição das vagas já dá para perceber que há enormes diferenças entre o Campeonato Brasileiro e o argentino. A Série A do Brasil tem um formato mais simples de 38 rodadas com as 20 equipes se enfrentando em jogos de ida e volta.
O 1º colocado é campeão e garante uma vaga na Libertadores. Do 2º ao 6º também vão para a principal competição da América do Sul. Já do 7º ao 12º se classificam para a Sul-Americana.
Essas vagas podem ser ampliadas caso o campeão da Copa do Brasil, que também vai para a Libertadores, esteja nas primeiras colocações. Outro fator é que o vencedor da Sul-Americana também vai para a Libertadores do ano seguinte.
Desta forma, é comum ver até 15 equipes brasileiras nas competições sul-americanas. Isso aconteceu em 2021 quando até o Cuiabá, 15º, foi para um torneio internacional. Das 20 equipes, apenas o Juventude e os 4 rebaixados ficaram de fora.
Transmissão do Campeonato Argentino para o Brasil
A competição do país vizinho tem espaço na grade de tv brasileira e não é de hoje. A partir de 2010, o Esporte Interativo transmitiu os jogos do torneio. O Sportv mostrou também algumas temporadas.
Atualmente, os direitos de transmissão são dos canais ESPN. O acordo é para a exibição dos jogos em toda a América Latina. O contrato é válido até 2030 e foi firmado diretamente com a AFA (Associação de Futebol Argentino).
Melhor time da competição e classificação atual
O Torneio Final do Campeonato Argentino tem sido de surpresas. As primeiras colocações não tem os gigantes do país como Boca Juniors e River Plate.
O líder é o Atlético Tucumán, time de melhor campanha e futebol até o momento, seguido pelo Gimnasia, em 2º. Já o Unión Santa Fé é o 3º. O Racing ocupa a 4ª posição. Logo atrás estão Argentinos Juniors (5º), Huracán (6º) e River Plate (7º).
O Boca Juniors não faz uma boa campanha e é o 11º colocado. A equipe faz uma campanha irregular. Assim como o San Lorenzo, que é o 12º, e o Newell ‘s Old Boys, o 13º. Vélez, Aldosivi e Lanús ocupam as últimas posições.
Maiores campeões
Entre a era do amadorismo até o profissionalismo do Campeonato Argentino, 28 equipes já foram campeãs. O maior vencedor do torneio é o gigante River Plate. A equipe de Buenos Aires também foi quem mais ficou em 2º lugar: 34.
Logo atrás está o rival Boca Juniors, com 34 títulos e 22 vices. A equipe, aliás, tem em sua história o orgulho de nunca ter sido rebaixado. Diferente do River Plate, que caiu em 2011. No ano seguinte, porém, voltou para a divisão principal.
A lista de campeões argentinos ainda tem equipes gigantes como Racing, com 18 títulos; Independiente, com 16; San Lorenzo, com 15; e Vélez Sarsfield, com 10. O Alumni, que surgiu no período do amadorismo da competição, também venceu 10 vezes.
Equipes de destaque no cenário internacional também já levantaram a taça nacional. O Estudiantes foi campeão 6 vezes, o Newell ‘s Old Boys também foi 6, o Huracán tem 5 títulos, o Rosário Central tem 4, o Argentino Juniors tem 3 e o Lanús tem 2.